A compra de produtos de beleza está diretamente relacionada com a economia, mas pode não ser da forma como pode estar a imaginar. Existe a ideia que mais dinheiro pode levar a um maior consumo, mas especialistas referem que em momentos de crise há uma diminuição da compra de artigos de maior valor mas um aumento significativo no que toca a bens de beleza mais económicos. Porquê? Porque em situações complicadas, sentir que estamos bonitas é muito importante para a forma como enfrentamos as dificuldades.
Foi durante a recessão que se deu após o atentado de 11 de setembro de 2001 que Leonard Lauder, antigo presidente da Estee Lauder, criou o índice do batom depois de ter notado uma queda na venda de cosméticos. Curiosamente, durante a II Guerra Mundial, Winston Churchill decidiu considerar o batom como produto de primeira necessidade, apesar de a produção de cosméticos ter parado. Porquê? Porque reconheceu que uma mulher que usa batom sente-se mais forte e empoderada, logo mais capaz de fazer frente aos desafios.
Significa isto que, em momentos de dificuldade, as mulheres evitam fazer gastos supérfluos, mas mantêm o espírito animado através de alguns gestos de beleza mais económicos. Não é por acaso que no outono de 2001 as vendas de batons subiram 11% nos EUA e que em 2020, em plena pandemia, os produtos de skincare foram tão procurados – e o índice do batom foi substituído pelo índice da hidratação, como explica Fabrizio Freda, atual CEO da Estee Lauder.
A mesma tendência registou-se este ano, devido à inflação. A Sephora anunciou que no primeiro trimestre do ano as vendas de produtos de beleza de prestígio aumentaram 9% enquanto as de produtos de massa aumentaram 2%.
O consumo de produtos de beleza é um barómetro para a economia de um país – apesar de nem sempre acertar, tem demonstrado que os dois conceitos podem estar relacionados. A análise dos dados revela também que o conceito de beleza tem passado por mudanças, com a hidratação e prevenção a tornar-se mais relevante do que a maquilhagem.
Por isso já sabe: em momentos de crise, um dos primeiros passos a tomar é sentir-se bonita. Depois disso sentir-se-á mais capaz para enfrentar e ultrapassar todas as adversidades.