De que nos valem as rotinas de cuidados faciais com 11 passos se depois ignoramos completamente o couro cabeludo? Skinification é uma corrente emergente que incentiva a adoção de técnicas de skincare para cuidar dos cabelos. Em português, seria qualquer coisa como ‘pelificação’ – não soa tão bem, pois não? Mais do que a beleza do cabelo, importa a saúde do couro cabeludo e dos fios. Porque, e vale sempre a pena lembrar, 1) o couro cabeludo é a continuação da nossa pele, e 2) a pele é o maior órgão que temos.
Como numa rotina de cuidados da pele, construímos uma pauta de várias etapas, cada uma projetada para abordar diferentes necessidades. A esfoliação do couro cabeludo seria uma das primeiras, bem como a sua hidratação. A utilização de pré-champô, por exemplo, cria mais uma oportunidade para cuidar dos fios e as mais variadas opções de finalização vão proteger os fios de todas as agressões.
Os cuidados devem ser personalizados e adaptados às necessidades de cada um, com fórmulas que priorizem a saúde capilar a longo prazo, numa abordagem holística que enfatiza a importância de um couro cabeludo saudável no crescimento de cabelos fortes e bonitos.