
A maquilhagem de contorno permite esculpir o rosto através de um jogo de sombras. E enquanto muitos associam a técnica às Kardashians, a verdade é que ela já era adotada no século XVI, na era Isabelina, por artistas de palco. Mais tarde atrizes como Vivien Leigh também usaram o countourig, que nos anos 90 também se tornou popular entre as Drag Queens. Mais recentemente, sim, foi Kim Kardashian que tornou a técnica viral, uma onda reproduzida por milhares de influencers.
Hoje o contouring afasta-se da versão mais dramática para dar lugar a um efeito mais natural. A grande tendência nesta área são as texturas líquidas. E quais as vantagens de usar um contorno líquido? Segundo os especialistas, é uma boa opção para peles mais oleosas, funciona bem sobre qualquer base, funde-se bem na pele, o resultado é mais natural e dura mais tempo.

Algumas dicas para escolher o contorno ideal:
- Escolha um ou dois tons mais escuros do que tom da sua pele. Se for demasiado escuro, o resultado vai ser artificial. Mas se for demasiado claro, também não vai ser eficaz.
- Para aplicar, opte por um pincel próprio para o efeito ou uma esponja.
- Comece por usar pouco produto e aplique na linha do cabelo, na parte inferior das maçãs do rosto, nas laterais do nariz e na linha inferior do rosto. Esbata bem até as linhas do contorno se fundirem na pele.