Janet Damita Jo Jackson, nasceu em 16 de Maio de 1966 e é a filha mais nova do clã Jackson.
Aos seis anos já actuava com a família, mas estreou-se na televisão aos 10 na série de TV The Jacksons e mais tarde participou nas séries Good Times , Diff’rent Strokes e Fame .
Aos 16 anos gravou o seu primeiro album a solo, Janet Jackson , que rapidamente chegou ao top 10 da tabela Billboard de R&B.
Mais tarde entrou em filmes como Poetic Justice (1993), Nutty Professor II: The Klumps (2000) e Why Did I Get Married? (2007).
Em 1995 colaborou com Michael Jackson no vídeo clip "Scream", uma música escrita por ambos como resposta à imprensa pela forma como foi conduzido o tratamento noticioso das acusações de abuso sexual de menores de que Michael era alvo. O vídeo entrou para o Livro de Records do Guiness como "O vídeo musical mais caro de sempre": custou de sete milhões de dolares.
Apesar de ser irmã do "Rei da Pop" conseguiu sair da sombra do irmão e impor-se como uma estrela multifacetada. É considerada uma excelente coreografa com actuações únicas e mantém uma grande empatia com o público.
No entanto em Fevereiro de 2004 protagonizou um dos episódios mais censurados da televisão americana que lhe valeu muitas críticas, quando, numa actuação conjunta com Justin Timberlake, na final do campeonato Super Bowl, destapou um seio. Mais tarde ambos os artistas pediram desculpa pelo sucedido.
Em 2008 foi considerada pela imprensa norte-americana como uma das artistas femininas mais bem sucedidas do mundo.
Janet inspirou artistas como Brandi, Aaliyah, Rihanna e Beyoncé e é por isso também considerada uma "Rainha R&B".
Saiba mais sobre Janet Jackson
Veja as fotos!