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Cristiano Ronaldo na primeira parte do jogo
Um estudo internacional desenvolvido pela OMD, agência do Omnicom Media Group, conclui que o capitão da seleção portuguesa é o mais seguido e popular no Facebook e Twitter, à frente de Wayne Rooney, Iker Casillas, Cesc Fàbregas e Gerard Piqué. A página de Facebook de Cristiano tem mais de 45 milhões de likes e o jogador é seguido por mais de 10 milhões de pessoas no Twitter.
Ao nível de popularidade no Twitter, Cristiano lidera o top ten do número de conversa tidas sobre os jogadores. São também tema de conversa Ricardo Costa e Pepe (Portugal), Juan Mata e Fernando Torres (Espanha), Eduardo (Croácia), Mario Balotelli (Itália), Karim Benzema (França), Robbie Keane (Irlanda) e Robin van Persie (Holanda).
O estudo também demonstra que quase metade dos portugueses torce de igual forma pela Selecção Nacional e pelo seu clube de futebol, enquanto que em países como a Rússia, Polónia e República Checa o interesse pela selecção suplanta o interesse pelos clubes de futebol locais. Já no Reino Unido a paixão pelos clubes de futebol nacionais lidera, em detrimento da Selecção inglesa.
O “Euro 2012 – pre event impact report” teve como objectivo saber de que forma os consumidores estão ligados ao evento e como é que as marcas e os patrocinadores fazem parte dele. Analisou os temas sobre os quais os fãs falam, de quem gostam no Facebook, quem seguem no Twitter, como é que seguem os jogos, como as novas tecnologias estão a ganhar importância na relação dos fãs com o futebol, e como as marcas e os patrocinadores se posicionam.
O interesse por futebol é maior do que na última competição europeia, há quatro anos. Passou de 38 por cento, no Euro de 2008, para os actuais 58 por cento.
A nível geral na sondagem, as mulheres são mais entusiastas com as suas Selecções (46,6 por cento contra 36 por cento dos homens), e 72 por cento delas vê os jogos em família, junto dos homens este número desce para 58% (45% prefere ver os jogos com amigos).
O estudo da OMD analisa também as motivações para seguir o Euro 2012. A principal motivação para o fazer é o apoio à Selecção (39 por cento), poder ter a experiência de participar num evento como o Euro (30 por cento), e o amor ao futebol (18 por cento). Tal como seria expectável, mais homens seguem o Euro devido à sua paixão pelo jogo (40%), enquanto que cerca de 29% das mulheres revela seguir o Euro para se manterem actualizadas face a um grande evento.
O número de vezes que o público vai aos estádios ver futebol, anualmente, varia muito ao longo da Europa. Os polacos são os fãs que mais assistem a jogos ao vivo (56 por cento vê mais que 10 jogos por ano), seguidos pelos checos (37 por cento) e pelos portugueses, em terceiro lugar (20 por cento).
Dos países observados no estudo, Portugal (71 por cento) destaca-se como aquele em que os fãs mais usam a internet para seguir o Euro, seja para ver jogos ao vivo ou para acompanhar blogs e redes sociais. Seguem-se-lhe a Polónia, Rússia, Itália e Rep. Checa, também com valores muito elevados.
O patrocínio de futebol compensa: gera notoriedade. Efectivamente, os patrocinadores do Euro Coca-Cola (47 por cento) e Adidas (44 por cento) lideram nas marcas mais associadas ao Euro pelos consumidores; destaque também para o bom desempenho da McDonald’s (37 por cento) e Nike que, não sendo patrocinador oficial, está em quinto lugar do ranking.
Sondagem online, feita a 2166 adultos, entre 30 de Maio e 5 de Junho, em 10 países – Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Holanda, Rússia, Portugal, Itália, Irlanda e Polónia.