O Rei Juan Carlos de Espanha abdicou do trono, colocando o seu filho e herdeiro Príncipe Felipe de Bourbon no seu papel. Letizia Ortiz é também assim a próxima rainha de Espanha. Aqui estão algumas curiosidades acerca do passado e da personalidade da mulher que foi apaixonando (ou em alguns casos ‘destabilizando’) o país vizinho.
1 – Letizia era já uma figura pública
Conhecida apresentadora televisiva e jornalista da estação televisiva TVE, pouco antes de conhecer Felipe, Letizia Ortiz ganhou o prémio de melhor jornalista espanhol, com menos de 30 anos, em 2002.
2 – A irmã Érika morreu em 2007
Mais velha de três irmãs, Letizia sofreu uma grande perda na sua vida com a morte da irmã mais nova, Érika Ortiz. Érika, de 31 anos, foi encontrada morta no apartamento que chegou a partilhar com Letizia. Morreu em 2007, deixando uma filha de 7 anos.
3- A princesa é divorciada
Letizia casou em 1998 com Alfonso Guerrero, escritor e professor de literatura. O casamento civil durou um ano, mas não caiu bem no seio família real e do público espanhol que a futura rainha fosse divorciada.
4 – Tem uma agenda oficial independente
Depois de acompanhar o príncipe Felipe em extensas cerimónias e visitas protocolares. Letizia ganhou o direito à sua própria agenda de compromissos durante a segunda gravidez. O seu foco são as preocupações sociais no campo da educação, cultura e direito das crianças.
5- Quer ser uma mãe como qualquer outra
São vários os jornais que fizeram manchetes com imagens da futura rainha de Espanha a levar as filhas Leonor e Sofía à escola, bem como as idas ao supermercado. E é ciosa da privacidade das infantas, só permitindo que sejam vistas em cerimónias públicas em alturas muito especificas.
6- Era uma repórter experiente
Letizia fez reportagens sobre o Ground Zero (zona onde caíram as Torres Gémeas em Nova Iorque), no rescaldo do atentado de 11 de setembro, sobre o acidente pretolífero do Prestige em Espanha e a guerra no Iraque. A carreira terminou quando decidiu aceitar o pedido de casamento do príncipe Felipe.
7- Adepta de cirurgias plásticas
Sob grande escrutínio e muitas especulações encontram-se as intervenções cirúrgicas que Letizia terá feito para melhorar a sua imagem. Entre implantes mamários, correção do queixo e preenchimento de rugas, a rinoplastia (cirurgia ao nariz) foi admitida pela Casa Real por “dificuldades respiratórias”. Durante o seu principado é também notória a perda de peso ao longo dos anos.
8 – O vestido de Cinderela
De jornalista a princesa de Espanha, as comparações com um conto de fadas não tardaram. O vestido de casamento, assinado por Manuel Pertegaz, deu nas vistas com mangas longas e gola. A tiara foi a mesma que a rainha Sofia usou, há 42 anos atrás, no seu casamento com o actual Rei Juan Carlos.
9- A princesa sem sangue azul
Letizia é neta de um taxista e mecânico. Será a primeira rainha espanhola depois de Maria das Mercedes de Orleães e Bourbon, que morreu em 1904. A rainha Sofia é de origem grega.
10 – O político que Letizia mandou calar
No ano passado, durante o discurso do príncipe Felipe na gala de entrega da organização dos Jogos Olímpicos de 2020, Letizia mandou calar o político Jorge Moragas.
11 – Pulso firme
Quando Felipe e Letizia anunciaram oficialmente o seu casamento, o príncipe interrompeu o discurso da noiva enquanto a jornalista explicava o abandono da sua carreira. “Deixa-me acabar” foi o que a princesa reclamou. O momento, que provocou o sorriso do próprio Felipe, viria a ser um símbolo da sua personalidade.
12 – A princesa que compra Zara
Admirada pelos críticos de moda, Letizia conjuga frequentemente roupas e acessórios de marcas como Zara ou Mango com peças de alta-costura. Conta-se que tenha usado os mesmos sapatos Magrit no total de 12 cerimónias públicas.
13- O aborto
David Roscasolano, primo de Letizia, lançou um livro de nome “Adeus princesa”. Na obra, Roscasolano explica que a princesa das Asturias fez um aborto em 2002, antes de conhecer o príncipe Felipe.
14 – Letizia e o Algarve
São pelo menos duas as vezes que a futura rainha de Espanha passou férias em Portugal. As praias do Algarve foram o local escolhido em 2010 e 2012, na casa de Vasco Pereira Coutinho.
15 – A roupa no concerto dos The Killers
No festival internacional de Benicàssin, vestiu calças de ganga e casaco de couro durante o concerto dos The Killers. A sua escolha de guarda-roupa foi intensamente criticada pela opinião pública.