Surpresa! Madonna está novamente a causar polémica nas redes sociais. Desta vez, a cantora publicou na sua conta do Instagram uma fotografia na qual aparece de burca, com a legenda: “É um daqueles dias!”. Madonna, que é conhecida pela sua expressão “verdade ou consequência”, que foi até título de um documentário da sua autoria, parece não ter medido as ‘consequências’ da sua última publicação no Instagram.
Muitos são os comentários a circular pelas redes sociais a criticar a cantora. As próprias mulheres islâmicas, que encaram este vestuário como parte da sua cultura e tradição e dizem que vestem a burca por opção, têm manifestado o seu desagrado. Sentem que a ironia da publicação de Madonna ofende a cultura islâmica.
Não sabemos qual será a verdadeira intenção por trás desta publicação. Será que vem aí um novo e controverso álbum? Será que a cantora tem como intenção defender uma causa? Ou será esta uma simples tentativa de causar polémica? Seja como for, Madonna está a dar que falar. Muitas são as celebridades, principalmente na indústria musical, que têm causado um frenesim no mundo do entretenimento, pelos seus looks arrojados e pela sua rebeldia, mas numa época em que parece que já vimos de tudo e onde todos os dias levamos com ‘instagrams’ e ‘tweets’ ousados dos artistas, é cada vez mais difícil que nos consigam verdadeiramente surpreender. Aliás, por vezes até sentimos uma certa pena dos seus esforços e ideias mirabolantes, só para chamar a atenção do público. Talvez seja por isso que ultimamente assistimos a uma onda de pseudo-modéstia por parte das nossas celebridades. Hoje em dia há tanta nudez e falta de pudor, que a modéstia é o que nos causa espanto e levanta questões. Mudanças tão drásticas fazem-nos sempre pensar no que estarão a tramar de novo. Relembramos que até mesmo Rihanna, que surgiu muito recentemente num vestido que não deixava muito ao acaso, para os Fashion Designers of America Awards, posou logo em seguida para a próxima capa da Harper’s Bazaar Arabia sobre a temática de vestir modestamente. Também num passado, não muito distante, as cantoras M.I.A. e Lady Gaga surgiram publicamente em burcas coloridas. Será que as nossas celebridades estão a preparar alguma campanha de sensibilização? Ou, então, a julgar pelas “trend-setters” que estão a aderir, será que o objetivo é fazer com que a burca seja a próxima tendência da moda? A última questão pode até parecer descabida, mas tratando-se de celebridades e as suas motivações, nunca se sabe.