O narcotraficante mexicano Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, mais conhecido como ‘El Chapo’, era o homem mais procurado do mundo, mas Sean Penn soube como encontrá-lo. O ator foi alvo de uma grande polémica depois de se reunir secretamente com o barão da droga para uma entrevista. Agora, quebrou o silêncio e veio a público dizer que não tem nada a esconder.
Em outubro de 2015, Penn voou para a selva do México, onde se encontrou com o ex-líder do Cartel de Sinaloa – com a ajuda da atriz Kate del Castillo. Durante a entrevista para a ‘Rolling Stone’, que durou 7 horas, estavam rodeados por mais de 100 guardas. O fugitivo vangloriou-se de ter fornecido “mais heroína, metanfetaminas, cocaína e marijuana do que qualquer pessoa no mundo” e quando questionado sobre os comentários de Donald Trump em relação aos mexicanos, referiu-se ao magnata como “mi amigo”.
No artigo, o ator entra em detalhes sobre os meses de preparação para o encontro e as medidas extremas que tomou para garantir o secretismo das comunicações. Sobre o narcotraficante, diz que tem “um carisma incontestável”. Por sua vez, Loera afirma que apenas se defente e que nunca começa confusões.Também revela que não consome drogas há 20 anos e que o seu objetivo é viver em paz com a família.
Alvo de reações negativas por parte de muitos jornalistas e das redes sociais, e perante notícias de que estará sob investigação das autoridades mexicanas, tal como del Castillo, Penn divulgou uma breve declaração à Associated Press na qual diz não ter “nada a esconder”.
Uma autoridade mexicana anónima disse à Associated Press que o narcotraficante decidiu avançar com um filme biográfico sobre a sua vida, que lhe terá custado a liberdade visto que as forças de elite conseguiram localizá-lo por causa da entrevista em questão. ‘El Chapo’, que estava a monte há seis meses depois de escapar de uma prisão de alta segurança, foi capturado no dia 9 de janeiro numa operação designada Cisne Negro.