Antes de se tornar atriz, Rebecca Romijn, 43, brilhou como modelo da Victoria’s Secret e em capas de grandes revistas como, por exemplo, a ‘Elle’ e a ‘Sports Illustrated’.
Quando questionada pelo ‘Entertainment Weekly’ em relação à nova safra de manequins que são “mais famosas pela presença nas redes sociais que pela experiência na passarela”, que inclui Kendall Jenner, 20, e Gigi Hadid, 20, a estrela foi o mais sincera possível e, ao que parece, não é grande fã.
“Ninguém provou ainda que o número de seguidores se traduz em receitas. Portanto é frustrante”, explicou a estrela.
Rebecca acrescentou ainda que não é a única a ver o fenómeno desta maneira.
“Sei que muitas pessoas – legítimas no mundo da moda – não suportam [a tendência]. Odeiam que estas estrelas das redes sociais sejam agora as supermodelos na indústria. Elas não são verdadeiras supermodelos”.
No entanto, modelos como Jenner e Hadid continuam a ter destaque em publicações proeminentes e, consequentemente, a dominar a indústria da moda a nível global.
“A questão é que sempre vi a Vogue como uma publicação que pavimenta o caminho e não como uma seguidora”, continuou. “Conto com a ‘Vogue’ para definir o padrão e não seguir aquilo que toda a gente está a fazer. Portanto sinto-me desapontada com o facto de as revistas de moda apoiarem esta tendência das estrelas das redes sociais para definirem os nossos padrões de estilo. Mas vai mudar; a moda fá-lo sempre”.
Romijn parece ecoar as palavras de Calvin Klein. Lembre-se que o designer não se mostrou nada impressionado com os anúncios de Kendall Jenner para a marca que criou durante uma conversa com Fern Mallis, Diretora Executiva do Council of Fashion Designers of America.
“Agora, as modelos são pagas pela quantidade de seguidores que têm. Elas não são contratadas por representarem a essência do estilista – que era o que eu tentava fazer -, mas sim pelos seguidores que têm na internet”, afirmou. “Não acho que, a longo prazo, vá funcionar. Não acho que seja uma grande fórmula para o sucesso do produto que se está a tentar vender”, rematou.