17 regras que Meghan tem de seguir agora que é uma duquesa
A norte-americana já não pode tirar selfies ou dar autógrafos. Veja algumas das outras restrições que vêm com o título, na galeria.
Chris Jackson
A vida tal com Meghan a conhecia acabou.
A ex-atriz natural dos Estados Unidos trocou alianças com Harry no dia 19 de maio de 2018, tornando-se assim a duquesa de Sussex. Meghan leva agora a vida de um membro da família real britânica, que consiste numa existência escrutinada e caracterizada por intermináveis regras de etiqueta (que não devem ser desrespeitadas). Conheça algumas delas, abaixo.
Não tirar selfies: durante o seu primeiro evento oficial com o príncipe Harry, Meghan revelou que já não podia tirar selfies com os fãs depois de alguns lhe pedirem para posarem juntos. “Não nos é permitido tirar selfies”, terá dito, de acordo com o ‘Daily Mirror’. A regra foi criada para encorajar o contacto visual e a conversa com os membros da realeza, em vez de dar-lhes costas (uma gafe) para tirar uma selfie.D.R.
Não dar autógrafos: os dias de dar autógrafos a fãs, tal como a participação na série ‘Suits’, ficaram no passado de Meghan. Daqui para a frente, apenas assinará documentos reais e, em alguns casos raros, livros de visitas, de acordo com o site RoyalUK.com.D.R.
Nada de redes sociais: Meghan não pode ter páginas pessoais nas redes sociais. Aliás, este é o motivo pelo qual encerrou o seu blog de lifestyle, The Tig, e a conta no Instagram em 2017.D.R.
Não usar vernizes escuros: de acordo com fontes da revista ‘Ok!’, os membros da família real britânica não podem usar vernizes escuros ou coloridos. Por exemplo, no dia do seu casamento, Meghan usou a cor favorita de Isabel II, Ballet Slippers da EssieD.R.
Viajar sempre com roupas de luto: desde que o rei George morreu enquanto a então princesa Isabel e o príncipe Philip estavam no continente africano – e tiveram de regressar a Inglaterra com roupas ‘normais’ -, é primordial que os membros da família real viajem sempre com peças apropriadas para um funeral, de modo a serem respeitosos.D.R.
Reverência à rainha: Isabel II espera que as mulheres da família, incluindo Kate e Camilla, façam uma vénia quando entram numa sala em que a rainha esteja presente, mesmo que seja uma ocasião informal. Se se tratar de um compromisso oficial, Meghan terá de fazer uma vénia a qualquer pessoa cujo título seja superior ao seu.D.R.
Não usar minissaias: a rainha desaprova peças que fiquem entre 2,5 e 5 cm acima dos joelhos. Visitantes frequentes como Kate, Camilla e as princesas Beatrice e Eugenie estão conscientes e respeitam a estipulação de moda.D.R.
Não cruzar as pernas: de acordo com declarações de um especialista à ‘Hello!’, um membro da família real a cruzar as pernas não é visto com bons olhos. Por exemplo, nunca veremos Kate a cruzar as pernas de outra forma a não ser nos tornozelos. A mulher de William senta-se numa posição conhecida como a ‘inclinação da duquesa’, à qual Diana também recorria.D.R.
Não usar sapatos de cunha: de acordo com a ‘Vanity Fair’, Isabel II “despreza” este tipo de salto.D.R.
O jantar é às 20H30: se for jantar com a rainha, Meghan terá de estar preparada para fazer a refeição às 20H30 e o jantar terminará às 22H00. Isabel II é conhecida por seguir o seu horário real à risca.D.R.
Os lugares são marcados: numa reunião da família real, Meghan terá de sentar-se sempre ao lado do marido, o príncipe Harry.D.R.
Ordem de entrada: de acordo com a ‘Reader’s Digest’, existe um código de conduta para entrar numa divisão quando se está com membros da realeza, e a ordem é a seguinte: rainha Isabel II, Philip, Duque de Edimburgo, príncipe William, Kate, Harry e Meghan.D.R.
Não comer antes ou depois da rainha: segundo o site StyleCaster, Meghan não deve começar a comer até que Isabel II o faça. A norte-americana também deve estar atenta à altura em que a rainha termina a refeição, porque toda a gente deve parar de comer, mesmo que ainda tenha comida no prato. Diane Gottsman, autora do livro ‘Modern Etiquette for a Better Life’, contou à estação televisiva Bravo que as regras para estar à mesa com a rainha são rígidas. “Ninguém deve começar a comer antes da monarca e ninguém deve continuar a comer depois de a monarca terminar”, explicou.D.R.
Não dormir até que a rainha adormeça: se Meghan passar a noite na residência de Isabel II, terá de ficar acordada até que esta adormeça. O Daily Beast avança que dormir antes da rainha é considerado rude.D.R.
Não jogar Monopólio: de acordo com o Reader’s Digest, em 2008, a Leeds Building Society ofereceu o popular jogo ao príncipe Andrew, duque de York, ao que ele respondeu: “não nos é permitido jogar Monopólio em casa. Torna-se muito agressivo”.D.R.
Não levantar o dedo mindinho: a hora do chá é importante para os membros da realeza. A especialista em etiqueta Myka Meier disse à revista ‘PEOPLE’ que a forma correta de beber chá é usando o polegar e o dedo indicador para segurar a parte de cima da pega da chávena, enquanto o dedo médio apoia a parte de baixo. Também é suposto beber-se sempre do mesmo ‘ponto’, para evitar manchas de batom na porcelana.D.R.
Não comer marisco: dizer não ao marisco é uma tradição real antiga e foi estabelecida para evitar intoxicações alimentares. Apesar de nem todos os membros da família real britânica seguirem a regra, Isabel II ainda o faz.D.R.