
JOHNNY EGGITT
Em 2017, William e Harry abriram o coração sobre a última vez que falaram com Diana num documentário produzido pelo canal HBO e lançado para assinalar o 20.º aniversário da morte da princesa do povo.
“Não consigo lembrar-me necessariamente do que disse, mas a única coisa de que me lembro é de lamentar o resto da vida o quão curto foi o telefonema. Se soubesse que essa era a última vez que falava com a minha mãe, as coisas que eu lhe teria dito!,” diz Harry.
Aos 20 anos, o filho mais novo de Carlos e Diana procurou inclusive ajuda médica para lidar com o sofrimento.
“Olhando para trás agora – é incrivelmente difícil. Tenho que lidar com isso o resto da minha vida: sem saber que era a última vez que falava com a minha mãe, a forma que essa conversa teria decorrido se eu tivesse tido a menor ideia de que a sua vida iria iria acabar naquela noite”, acrescenta.
O príncipe William, que também falou com a sua mãe no dia em que esta faleceu, diz que nunca esquecerá a chamada telefónica.
“A última lembrança que tenho é um telefonema de Balmoral”, disse William. “Na altura, o Harry e eu estávamos a correr por aí, a pensar nos nossos assuntos, a brincar com os nossos primos e a passar bons momentos. Harry e eu estávamos numa correria desesperada para dizer ‘Adeus, até mais, possodesligar?’ Se soubesse o que ia acontecer, não teria ficado tão satisfeito com isso. Esse telefonema continua bem presente na minha mente.”
Os príncipes também contavam histórias das ‘brincadeiras’ da sua mãe no documentário.
“A nossa mãe era uma criança, total, inteira e completamente”, diz Harry. “Um dos seus lemas para mim [foi] “Podes ser tão ‘safado’ como quiseres – simplesmente não sejas apanhado “.
O duque de Cambridge diz ainda que os seus filhos com Kate, o príncipe George e a princesa Charlotte, sabem quem foi Diana e brinca dizendo que esta teria sido um “pesadelo de avó”.
“Ela entraria, provavelmente, na hora do banho”, disse William enquanto se ria, “provocando uma incrível quantidade de cenas, com bolhas por todo o lado, água de banho em todo o sítio, e depois saía”.