A decisão anunciada esta quarta-feira pelos duques de Sussex apanhou os britânicos e a Casa Real Britânica de surpresa.
Os duques utilizaram a rede social Instagram para anunciar que abdicariam dos títulos reais e equilibrariam o seu tempo “entre o Reino Unido e a América do Norte” .
Depois de alguns “meses de reflexão e discussões internas”, o casal deixa assim de ser membro “sénior” da família real britânica. Apesar desta mudança, os duques garantem continuar a apoiar a instituição real “Sua Majestade, a Rainha, o Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge e todos os outros membros”.
Mesmo geograficamente afastados, Harry e Meghan, prometem “continuar a honrar o dever para com a rainha, a Commonwealthe os patrocínios. Esse equilíbrio geográfico permitirá educar o nosso filho com a tradição real em que nasceu, além de proporcionar à nossa família o espaço para se concentrar na próxima etapa, incluindo o lançamento da nossa nova instituição de solidariedade”, referem.
Em comunicado, a Casa Real Britânica publicou que “ as discussões com o duque e a duquesa de Sussex ainda estão no início. Percebemos o desejo em adotar uma abordagem diferente, mas estes são assuntos que levarão tempo para serem resolvidos”.