Em 2015, soube-se a trágica notícia de que Shannen Doherty lutava contra um cancro da mama. Seguiram-se meses de angústia, medo, mas também de ensinamentos.
Em 2017, o tumor entrou em remissão mas a atriz acabou por ter de ser novamente operada no ano seguinte. Agora, aos 48 anos, revela ter recebido novo diagnóstico: o cancro regressou e encontra-se em fase estádio IV. Quer isto dizer que as células do cancro se espalharam para outros órgãos, um fenómeno conhecido clinicamente como metástases.
“A notícia de que estou em estádio 4 irá saber-se em dias ou em uma semana. Portanto, o meu cancro voltou e é por isso que estou aqui. Não creio que já processei isto. É um comprimido amargo para engolir de várias formas“, disse em entrevista à ABC News. “Definitivamente, tenho dias em que penso ‘Porquê eu?’ e depois digo ‘ Por que não eu? Quem mais? Quem mais, além de mim, merece isto?’ Nenhum de nós,” continuou. “E diria que a minha primeira reação é sempre de preocupação com como vou contar à minha mãe e ao meu marido.”
Doherty manteve o diagnóstico em segredo e lutou contra a doença privadamente durante mais de um ano, tendo continuado a trabalhar no reboot de “Beverly Hills, 90210“, a série que a tornou famosa. Aliás, um dos motivos para não ter revelado a notícia mais cedo, disse, foi o facto de o seu colega e amigo Luke Perry ter falecido em março de 2019, após sofrer um AVC.
“É tão estranho para mim ser diagnosticada e depois alguém que era, aparentemente, saudável, ir primeiro. Foi mesmo um choque e o mínimo que podia fazer para homenageá-lo era participar no programa. Na minha opinião, ainda não fiz o suficiente.“
A decisão de falar publicamente sobre o assunto surge na sequência da batalha legal da atriz com a seguradora State Farm, que processou por, alegadamente, não ter coberto os custos dos danos causados pelos incêndios florestais na Califórnia em 2018. Os detalhes sobre a sua saúde constam nos documentos legais, que serão divulgados brevemente.
“Preferia que as pessoas soubessem por mim,” disse Shannen à ABC News. “Não quero que seja distorcido. Não quero que seja através de um documento legal. Quero que seja de forma real e autêntica. Quero controlar a narrativa.”