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Ana Garcia Martins é a derradeira mulher dos sete ofícios. A influencer e humorista brilha como comentadora no pequeno ecrã e lançou recentemente uma plataforma que agrega várias marcas portuguesas. Agora, reinventa-se uma vez mais ao assumir o comando de um novo talk show sobre beleza.

O projeto chama-se “Em Boa Companhia” e é fruto de uma colaboração com a Perfumes & Companhia. A premissa é simples: estar ao lado dos portugueses nesta fase em que a próximidade física ainda não está ao nosso alcance, bem como proporcionar experiências diferentes e adaptadas à realidade em que vivemos. Nesse sentido, o formato alia entretenimento, beleza e compras em direto.

O formato, inspirado nos late night shows americanos, tem ainda outro fator diferencial: é 100 por cento voltado para o digital. Ou seja, é transmitido em direto através do site oficial, Facebook e canal de YouTube da marca portuguesa especializada em perfumaria e cosmética. Um modelo que tem feito sucesso noutros países como, por exemplo, a China, os Estados Unidos e o Brasil.

A propósito da estreia do programa, falámos com Ana Garcia Martins sobre este novo desafio profissional e, claro, tudo o que diz respeito ao universo da Beleza. Leia a entrevista completa abaixo:

Influenciadora, humorista e, agora, anfitriã de um talk show sobre beleza. Alguma vez se imaginou a acrescentar essa função ao currículo?

Nunca me imaginei a fazer metade das coisas que faço, por isso esta é só mais uma surpresa. Já me habituei a que diferentes oportunidades vão surgindo, nas mais diferentes áreas, e como gosto de desafios e de projetos que me tirem da zona de conforto, aceitei este com o maior prazer. Agradeço à Perfumes & Companhia por me ter confiado esta tarefa e espero estar à altura.

Em que consiste o programa “Em Boa Companhia”?

É um talk show online em que se fala de beleza de forma muito descontraída e descomplicada. Todas as semanas apresentamos produtos, oferecemos descontos, falamos com especialistas e temos várias outras surpresas. A ideia é que as pessoas aprendam de forma divertida e que não sintam que é só uma dinâmica comercial invasiva.

Como define o seu estilo enquanto apresentadora? Num mundo que leva a beleza a sério, há espaço para o humor?

O humor está presente em todas as áreas da minha vida, por isso não fazia sentido que fosse diferente enquanto apresentadora. Apesar de ter algumas orientações, a Perfumes & Companhia dá-me total liberdade para conduzir este talk show no meu registo. Acredito que me escolheram precisamente por não quererem a apresentadora típica, certinha e super formatada. Há muito espaço para o improviso, o que me deixa completamente à vontade. 

Porque é que a Perfumes & Companhia é a parceira ideal para este projeto?

O motivo mais imediato é o facto de ser uma marca completamente virada para os cuidados de beleza, com uma oferta imensa, super variada e com as melhores imagens do mercado. Depois, porque acho incrível que uma marca se tente adaptar a estes novos tempos em que todos somos obrigados a ficar por casa, com um projeto inovador, disruptivo e 100% voltado para o digital. É a prova de que a Perfumes & Companhia é uma marca muito orientada para o futuro e também para as necessidades imediatas dos seus clientes. 

Considera-se uma mulher vaidosa?

Tenho tanto de vaidosa como de preguiçosa. Adoro tudo o que esteja ligado a beleza e aos cuidados do corpo, ando sempre em cima de todas as novidades, adoro experimentar produtos, mas depois também sou super preguiçosa, esforço-me muito para conseguir cumprir uma rotina de beleza. É por fases. 

Quais são as memórias mais antigas que tem de experiências com maquilhagem ou produtos de skincare?

Sempre tive interesse na área, desde miúda que adoro maquilhagem, lembro-me de brincar com os produtos da minha mãe. Naquela altura, no final dos anos 80, usavam-se imenso sombras em tons muito fortes, tipo azuis e verdes, e sempre que podia lá ia eu pintar-me à socapa.

A pandemia mudou a sua abordagem ao mundo da beleza? 

Estando quase sempre em casa, maquilho-me muito menos, o que acaba por ser bom, porque a pele descansa mais. Por outro lado, sinto que tenho mais cuidados de rosto, provavelmente porque também tenho mais tempo para aplicar máscaras, cremes ou fazer esfoliações.

A sua rotina de cuidados com a pele é prática ou mais elaborada? 

Tento que seja prática. Limpo sempre o rosto de manhã e à noite, aplico um sérum anti-manchas ou um de vitamina C, e por fim um hidratante. De há dois anos para cá também ganhei o hábito de passar um protetor solar fator 50 todos os dias.

Que adaptações fez à sua rotina nesta fase que estamos a viver?

Não fiz  grandes alterações. Como estou mais por casa, tenho feito algumas máscaras, mas de resto mantenho o mesmo tipo de cuidados.

No primeiro episódio do talk show, descreveu-se como uma curiosa em relação à maquilhagem. Quais são os produtos que considera essenciais?

Todos, mas se só pudesse escolher três ficava com uma máscara de pestanas, um pó bronzeador e um batom vermelho.

Usa maquilhagem quando não está a trabalhar?

Não. Apesar de gostar muito mais de me ver maquilhada, se não tiver nenhum compromisso profissional gosto muito da sensação de andar de cara lavada. Como vou várias vezes por semana à televisão e as maquilhagens são mais agressivas, sempre que posso tento que a pele descanse.

Que conselho de beleza a Ana Garcia Martins na casa dos 40 diria à Ana Garcia Martins adolescente?

Prevenção, prevenção e prevenção. Achamos que temos 20 anos para sempre, que não precisamos de grandes cuidados, e mais tarde a pele ressente-se.

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