Morreu nesta sexta-feira, 9 de abril, o príncipe Philip, marido da rainha Isabel II, aos 99 anos. O anúncio foi feito pelo Palácio de Buckingham nesta manhã.
“É com grande pesar que a rainha anuncia a morte do seu amado marido, o príncipe Philip, duque de Edimburgo”, diz o comunicado partilhado no Instagram da Família Real britânica. Philip morreu na manhã desta sexta-feira, no Castelo de Windsor, onde vivia.
Como é tradição, a nota oficial foi colocada nos portões do palácio de Buckingham, no centro de Londres. O jornalista Omid Scobie explicou no Twitter que, por conta da pandemia e do confinamento geral em vigor no Reino Unido, esta será retirado em breve, de modo a evitar aglomerados. Ainda assim, algumas pessoas deslocaram-se até lá para prestar homenagem ao marido falecido marido da monarca britânica.
Recorde-se o duque de Edimburgo passou mais de um mês internado no passado mês de fevereiro. A 10 de junho, celebraria 100 anos.
O príncipe Philip nasceu na ilha grega de Corfu, em 10 de junho de 1921. Filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca, um dos filhos mais novos do rei George I, e da princesa Alice, filha do Lorde Louis Mountbatten, bisneta da rainha Vitória.
Philip casou-se com Isabel II em 1947, 5 anos antes de tornar-se rainha. O casal teve quatro filhos: Carlos, Anne, André e Eduardo. Em 2017 afastou-se dos deveres reais, depois de quase 70 anos de serviço à realeza britânica.