A morte da princesa Diana, a 31 de agosto de 1997, na sequência de um grave acidente de viação, em Paris, resultou em inúmeras teorias da conspiração. Afinal, ter-se-á tratado de um acidente ou de um crime? No recente documentário “The Diana Investigations”, que inclui entrevistas exclusivas com os principais investigadores do caso, é avançada a informação de que a mãe de William e Harry terá alertado para a forma como veio, eventualmente, a perder a vida.
Tudo terá acontecido, alegadamente, a 30 de outubro de 1995, quando a princesa reuniu, de forma privada, o advogado, Victor Mishcon, e o secretário pessoal, Patrick Jehphson. No encontro, Diana terá afirmado saber através de “fontes confiáveis” que, perto de abril de 1996, tentariam matá-la ou feri-la num acidente de carro por falha dos travões. Imediatamente, Mishcon mandou preparar uma nota sobre o que tinha sido falado na reunião – nota essa que se revelou, mais tarde, essencial às investigações do acidente fatal.
No final de 2004, foi revelada a conclusão da investigação da Polícia Metropolitana de Londres. “O mais importante desse relatório, o momento de espera, a luz que brilhou na escuridão, foi a nota deixada por Victor Mishcon. A nota tinha sido colocada num cofre na New Scotland Yard”, terá afirmado Michael Mansfield, advogado que representou Mohamed Al-Fayed, o pai de Dodi AI-Fayed, companheiro de Diana, que também perdeu a vida no acidente de 1997.
Recorde-se que o carro em que o casal era transportado naquela noite trágica seguia ao dobro da velocidade permitida, já que a princesa se encontrava a ser perseguida por paparazzis. Sabe-se, também, que o condutor, Henri Paul, estava sob a influência de álcool e outras drogas no momento em que bateu com o veículo.
Episódio duplo de ‘The Diana Investigations’ a não perder, domingo, 28 de agosto, às 22:00h, e 29 de agosto, às 22:00h, no ID, o canal de crime real. (NOS: posição 74); (MEO:posição 115)
Episódio 1 – 28 de agosto às 22:00h
Episódio 2 – 28 de agosto às 23:00h
Episódio 3 – 29 de agosto às 22:00h
Episódio 4 – 29 de agosto às 23:00h