O legado da princesa Diana não está apenas ligado às suas ações de solidariedade e defesa de causas junto dos mais desfavorecidos, mas também no que diz respeito à moda. À imagem do que são hoje as suas noras, Kate Middletton e Meghan Markle, consideradas influencers de moda, Lady Di era também uma mulher cuja elegância e estilo fizeram história. E é por isso que, não só os fãs da malograda princesa, mas também os fashionistas, têm os olhos postos na famosa série da Netflix, “The Crown, que acaba de estrear a quinta temporada, e no guarda-roupa da princesa.
Veja como foram recriados alguns dos looks emblemáticos de Diana, que morreu num acidente de carro, em Paris, a 31 de agosto de 1997, com apenas 36 anos. Na série de Peter Morgan, a atriz australiana Elizabeth Debicki, de 32 anos, recria o glamour de Princesa do Povo.
O look do noivado, Londres, 1981
A 24 de fevereiro de 1981 foi anunciado o noivado de Diana com o príncipe Carlos, futuro rei de Inglaterra. Seguiu-se depois a tradicional sessão de fotos, momento para o qual a futura Princesa de Gales elegeu um conjunto azul dos famosos armazéns Harrods, com camisa branca estampada. Mas, na verdade, apesar da elegância, neste dia o centro das atenções foi o espetacular anel de noivado de safira e diamantes.
A namoradinha dos ingleses – Londres, 1982
Na estreia do filme de James Bond, “For Your Eyes Only, em Londres, em 1981, Diana usou um vestido de alças vermelho com brilhantes e decote em coração da autoria de Bellville Sassoon, que usou mais do que uma vez. Na foto, foi por ocasião de uma gala de solidariedade, na Royal Opera House, também em Londres.
O look branco – Austrália, 1983
No tour real à Austrália, em março de 1983, Diana e Carlos foram fotografados em frente a Uluru, também conhecido pode Ayers Rock, uma famosa rocha perto de Alice Springs, na Austrália, e que é um local sagrado dos aborígenes. Diana usou um elegante vestido branco da autoria de Benny Ong.
O vestido de baile – Austrália, 1983
Ao ver Carlos e Diana a dançar assim num baile, em Sidney, durante a tour australiana, parece difícil acreditar que o ambiente entre eles já era tenso. Mas a verdade é que o vestido azul de Bruce Oldfield, uma pura inspiração dos anos 80, eclipsou tudo e todos com o seu brilho, folhos e modelo esvoaçante.
O visual romântico – Perth, Austrália, 1983
Durante a mesma visita à Austrália, Diana esteve em Perth e encantou com o seu romântico look num vestido rosa com pequenas pintas, de Donald Campbell, conjugado com um toucado de John Boyd.
Look princesa em cetim branco – Paris, 1988/ Nova Iorque, 1989
Diana repetiu alguns dos seus vestidos em diferentes ocaisões. Foi o caso deste vestido de baile em cetim branco de Victor Edelstein, que completou com um bolero bordado, que usou a 2 de fevereiro de 1989, durante um banquete no Palácio do Eliseu, em Paris, por ocasião de uma visita real a França, Um ano antes, a 2 de fevereiro, usou este modelo para assistir a um espetáculo na Brooklyn Academy of Music, em Nova Iorque.
Sexy Diana – Londres, 1995
Depois da separação de Carlos, em 1992 – o divórcio só seria oficializado em 1996 -, Diana começou a revelar o seu lado mais sedutor. Um bom exemplo é este vestido de Catherine Walker, uma das suas designers preferidas, num azul pálido, com decote profundo e costas nuas, que usou na festa de verão da Serpentine Gallery, a 28 de junho de 1995, em Londres.