Os naked shoes (sapatos transparentes) são uma das grandes tendências desta estação e há muito que Letizia os adotou. A rainha de Espanha é apaixonada pelos Manolo Blahnik Gotrianc 105 Slingback Pumps, que já usou em 11 ocasiões diferentes, em eventos que fazem parte da sua agenda de trabalho enquanto rainha de Espanha.
A mais recente foi no último domingo, 20 de novembro, por ocasião do jantar de encerramento da 68ª Assembleia Parlamentar da NATO, no Palácio Real, em Madrid. Letizia optou por reciclar do seu guarda-roupa um look do atelier Manuel Pertegaz – estilista catalão, que morreu em 2014, e foi o responsável pelo vestido de noiva de Letizia, em 2004 -, do qual se destacam as mangas com apliques de plumas e joias, e que combinou na perfeição com este modelo de Manolo Blahnik.
Os Gotrianc 105 Slingback Pumps não se encontram no site oficial da marca mas podem ser adquiridos em plataformas de vendas de artigos de luxo e o preço ronda os €720,00. Produzidos em Itália a partir de camurça de elevada qualidade, o perfil elegante é enriquecido com pormenores transparentes na ponta do pé. Com uma tira traseira e um salto agulha, oferecem a sensação de alongamento da perna.
Grande apreciadora de sapatos de salto alto, Letizia foi obrigada a reduzir o seu uso depois de lhe ter sido diagnosticado Neuroma de Morton, uma doença que pode ser descrita “como uma ‘irritação’ e/ou ‘inchaço’ do nervo sensitivo do pé, localizado entre dois dedos, na zona plantar” e que causa dor e desconforto, como nos explica o médico Manuel Santos Carvalho.
Letizia passou a usar sapatos de mais confortáveis e de salto médio, raso ou mesmo plataformas, mas sempre que a ocasião assim o pede, regressa aos saltos altos.