Angelina Jolie assinalou o Dia Mundial do Cancro do Ovário, 8 de maio, ao fazer um apelo a todas as mulheres: não negligenciem a vossa saúde.
A atriz e ativista, de 47 anos, partilhou uma fotografia da mãe, Marcheline Bertrand, no Instagram, refletindo sobre a batalha de mais de uma década que esta travou contra o cancro da mama e ovário antes de morrer.
“Amanhã seria o 73.º aniversário da minha mãe. Ela morreu há 15 anos, depois de uma longa luta contra o cancro da mama e ovário”, começou por escrever. “Em junho, estarei a um mês da idade que ela tinha quando foi diagnosticada. Eu fiz cirurgias preventivas para tentar diminuir as hipóteses, mas continuo a fazer check-ups”, explicou. “A enviar amor a todos os que perderam entes queridos e a quem está a lutar pela sua vida, ou pela vida daqueles que amam, neste momento”.
Jolie dedicou a parte final do texto às seguidoras na rede social, deixando-lhes uma mensagem importante. “E, para as outras mulheres, por favor, reservem tempo para cuidarem de vós e não descurem as vossas mamografias, análises ao sangue e ecografias, especialmente se tiverem um historial de cancro na família”.
Depois da morte da mãe em 2007, Jolie perdeu uma tia materna em 2013, vítima da mesma doença. Foi nesse ano que decidiu submeter-se a uma dupla mastectomia preventiva. Dois anos depois, um susto com o cancro do ovário levou-a a remover os ovários e as trompas de falópio.