Oprah Winfrey assume responsabilidade por ter apoiado a cultura das dietas, algo de que se arrepende. Num evento relacionado sobre formas saudáveis de perder peso, a apresentadora de 70 falou sobre este tema, assumiu culpas e revelou o que pretende mudar.
“Muitos de nós colocámos cá para dentro a cultura alimentar e os padrões corporais que nos causaram vergonha”, disse, recordando a dieta em que “passou fome” durante “cinco meses”. “Fomos criticados. Fomos examinados. Ficámos envergonhados e disseram-nos que, a não ser que atingíssemos um certo padrão de tamanho, não merecíamos aceitação ou mesmo ser amados”.
“Também quero reconhecer que tenho sido uma participante constante nesta cultura das dietas através das minhas plataformas, através da minha revista, através do talk show que tive durante 25 anos, através dos meios online”, admitiu.
Oprah diz que deseja que a deixem de avaliar pelo peso, mas também assume que está a fazer um trabalho interior para deixar de julgar os outros “pela forma como escolhem viver”. Atualmente a apresentadora reconhece que a obesidade é “uma doença” e não uma “falha de caráter”.
Como forma de provar que a sua opinião mudou, Oprah diz estar a fazer um esforço para ser melhor para si própria e, assim, um exemplo para outros.
“Reconheço o que fiz e agora quero fazer melhor”, afirma, para assumir que não está a ser uma tarefa simples: “Ainda na semana passada estava a processar a vergonha que senti em particular quando os meus momentos públicos de dieta ioiô se tornaram uma piada nacional.”
Fique também a conhecer a edição de maio da revista ACTIVA, com Mafalda Castro na capa.