Aproveitei uma viagem que teria de fazer, para um pequeno desvio à zona industrial de Vila Nova de Gaia. Também eu me questionaria, querida leitora, o que de interesse por lá poderia haver. Fique comigo, olhe que valerá a pena.
A placa à entrada de um complexo industrial confirmava o que o GPS já tinha antecipado: “Chegou ao seu destino”. Num instante tinha Eduardo Oliveira à minha frente, gestor de projetos da I-Sensis – uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de fragrâncias personalizadas. “Normalmente tenho melhor aspeto”, digo-lhe eu, depois de três horas de viagem. “Eu hoje também estou mais descontraído”, tranquilizou-me. É uma ‘casual friday’ (sexta-feira casual), para uma ‘casual conversation’ (conversa informal).
Desconfio que a simpatia com que me recebeu, será a mesma com que receberá os participantes do Atelier de Perfumes, que decorrerá no próximo mês. “Estivemos para lhe chamar Oficina”, confidencia-me ainda duvidoso. “Tínhamos receio que com Atelier as pessoas não percebessem que vão mesmo pôr as mãos na massa”. Dúvidas houvesse, aqui estamos para as esclarecer.
Atelier do Perfume
O Atelier do Perfume será uma experiência imersiva, ideal para qualquer amante de perfumes. No próximo dia 19 de julho, as instalações da empresa – onde terão também oportunidade de ver como tudo funciona – tornam-se palco para uma partilha completa que toca todos os passos da dança que é a arte da perfumaria.
“Começamos de manhã, onde aprenderemos a teoria.” O almoço é numa Quinta perto – uma pausa para inspiração. De tarde, sob a supervisão da perfumista da casa, Paula Gomes, terão acesso ao órgão completo (que não, não é o instrumento musical, mas sim a junção de todas as notas que podem compor um perfume) e a todas as restantes ferramentas de trabalho, para a construção de uma fragrância personalizada.
Será uma verdadeira viagem pela química por trás das obras de arte que perfumam os nossos dias. Uma experiência única para quem se deixa envolver pelas narrativas que uma fragrância pode contar, reconhecendo-lhe o valor e capacidade de nos transportar para lugares onde já não nos lembrávamos de estar. Seja para construir um perfume de assinatura ou para mergulhar na ciência da perfumaria, este é um workshop que promete uma vista privilegiada deste que é “um mundo secreto de descoberta difícil”.
Da minha parte, fica a inveja de não o conseguir incluir na agenda. E a esperança de que, quem for, logo me conte como foi.
Os anfitriões
Não é a primeira vez que a I-Sensis recebe estes workshops – que, diz quem já fez, serem melhores que outros à disposição em Paris. Mas, até aqui, foram todas iniciativas internas, também a pedido de clientes. Estas primeiras edições correram tão bem, que decidiram abrir portas.
A I-Sensis Perfume Design é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de perfumes/fragrâncias personalizadas, sendo especializados na aromatização de espaços comerciais (marketing olfativo) e na produção de soluções perfumadas e de merchandising. Com esta iniciativa pretendem abrir as portas do maravilhoso mundo da perfumaria, onde a química e a arte tão bem se cruzam, dando-se a conhecer e partilhando a experiência e sabedoria que os 20 anos de mercado consolidam.
Atelier do Perfume > Av. Arcos do Sardão, 401A, Vila Nova de Gaia > 19 de julho > €490 > i-sensis.com/atelier-do-perfume/