De todos os momentos que marcaram a minha transição capilar — um período de adaptação à textura natural do cabelo, conforme ele cresce sem alisamentos químicos —, nunca vou esquecer o dia em que fui apresentada ao fator encolhimento.
Para contextualizar: eu comecei a desfrisar o cabelo muito cedo e mantive esse hábito até ao final da minha adolescência. Quando decidi fazer o “big chop”, ou seja, um corte para remover todo o comprimento quimicamente alisado, não fazia ideia do que iria crescer do meu couro cabeludo. Sim, a sério. Aos 19 anos, não sabia se tinha caracóis ou uma carapinha; fios de cabelo finos ou grossos. Foi todo um processo de autodescoberta.
Passado pouco tempo, tive o primeiro grande choque. Depois de lavar, desembaraçar e fazer uma máscara no meu cabelo, saí do duche e decidi ver-me ao espelho. Mal podia acreditar nos meus olhos: ele estava completamente encolhido e, aparentemente, com o mesmo comprimento que tinha quando o rapei (o que não correspondia à realidade). Ah, e embaraçou-se. Muito. A frustração era tanta que comecei a chorar. Isto, senhoras e senhores, é o fator encolhimento.
O que causa o encolhimento?
A melhor maneira de explicar este fenómeno é fazendo uma comparação ente os cabelos afro e uma esponja. Os pequenos orifícios numa esponja, que absorvem água para amolecer e expandir este utensílio de lavagem, são muito semelhantes às cutículas de um fio de cabelo. A água penetra nas cutículas, tornando os fios mais flexíveis e pesados, o que, por sua vez, faz com que ele se alonguem e expandam.
Quando deixamos uma esponja a secar ao ar livre e a água evapora, ela volta ao tamanho original. No caso do cabelo, quando a humidade é removida, quer seja através do processo natural de secagem ou com a ajuda de um secador, ele deixa de ter aquele peso que o mantinha ‘esticado’. Dependendo do tipo de cabelo e da porosidade, a redução de comprimento pode chegar aos 75%. Quanto mais ‘fechados’ forem os caracóis, maior será o fator encolhimento.
De sublinhar que esta característica dos cabelos afro não só é um sinal de que os fios estão saudáveis, mas também mostra que estão hidratados e têm uma boa elasticidade. Por mais saudável que o cabelo esteja, haverá sempre algum encolhimento — e não há problema nenhum nisso. Uma coisa que me ajudou muito foi aceitar esta particularidade, em vez de fazer de tudo para combatê-la. A vida torna-se sempre mais leve quando paramos de tentar esconder aquilo que nos torna únicos.