Depois de identificar o tipo de cabelo, há outro espetro que deve ser considerado no momento de escolher os produtos mais adequados: a porosidade, ou seja, quão bem o cabelo absorve e retém a humidade.
O tipo de porosidade consiste na facilidade (ou não) com que a a água, óleos e outros produtos navegam pela cutícula, que atua como uma barreira protetora da haste. Inicialmente, é determinado pela genética, mas pode mudar com o passar do tempo devido a fatores externos como, por exemplo, ferramentas de styling ativadas por calor, manipulação excessiva e/ou processos químicos. Até mesmo o atrito excessivo causado por lenços e chapéus pode danificar a cutícula e, por conseguinte, mudar o relacionamento desta camada externa com a humidade.
Dito isto, existem três níveis de porosidade: alta, média e baixa. A média é a ideal, porque contém a quantidade mais saudável de humidade, mas nenhuma delas é necessariamente má; simplesmente requerem o uso de produtos específicos.
Os Testes
Não precisa de gastar dinheiro ou da ajuda de um especialista para descobrir qual é o seu tipo de porosidade. Pode fazê-lo confortavelmente em casa, através destes três testes caseiros:
Interpretar os Resultados
Alta porosidade significa que as cutículas estão soltas a ponto de o cabelo ter pequenas lacunas e orifícios. O cabelo tem muita humidade (e também perde humidade com facilidade), o que pode causar frizz, emaranhados, ressecamento e quebra. Isto não quer dizer necessariamente que o cabelo está estragado e pouco saudável; ele pode ser mais delicado e fino, e requer cuidados extra.
Evite glicerina e silicones, porque são difíceis de remover e podem acumular-se, deixando o cabelo com uma aparência seca. Aposte em amaciadores, hidratantes, manteigas (a de karité, por exemplo) e óleos para selar as cutículas danificadas e impedir que o excesso de humidade penetre nos fios. Para além disto, não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes de utilizar qualquer ferramenta de styling ativada pelo calor.
Porosidade média significa que as cutículas são um pouco mais frouxas, sendo que a quantidade certa de humidade entra e sai sem problemas. Experimente fazer tratamentos de hidratação profunda e de proteína para manter o equilíbrio. Também é recomendado o uso de amaciadores à base de líquidos, como leites e cremes, além de manteigas e óleos.
Baixa porosidade significa que as cutículas são apertadas e se sobrepõem. O cabelo tem dificuldade em ‘agarrar-se’ à humidade (mesmo quando tenta molhá-lo) e também resiste a qualquer tipo de produto químico que penetre. Isto é mau? Nadinha. Simplesmente, este cabelo fica ‘tímido’ no contacto com a humidade e precisa de um empurrão na direção certa.
Evite produtos pesados, uma vez que só irão acumular-se sobre o cabelo. Em vez disso, procure champôs clarificantes e amaciadores sem proteínas, de modo a evitar que os fios fiquem rígidos e quebradiços. Os produtos com ingredientes humectamentes e emolientes super penetrantes (como a glicerina e o mel) são ideais para hidratar este cabelo.