Cozinhar é, para muitos, uma terapia. Para mim, talvez sempre tenha sido, mesmo sem saber. Desde que aprendi a misturar sabores na cozinha, que inventar novas receitas sempre me deu prazer. Ultimamente, contudo, sinto que perdi um pouco essa motivação – sobretudo por ter sempre a cabeça a mil e sentir que cozinhar demora demasiado tempo (tempo esse que parece que não tenho).
Ora, acredito que muitos de nós se sintam assim – se não for em relação à cozinha, que seja relativamente a outros hobbies que nos costumavam animar. Efeitos da pandemia, provavelmente, e de todos os dias em isolamento que, aparentemente, nos deram mais tempo em casa mas cada vez menos vontade de sermos produtivos.
E se, nestes casos, procurar ajuda de um psicólogo pode ser importante, regressarmos, pouco a pouco, às nossas atividades habituais pode também ser transformador. Pois bem – esta semana, voltei à cozinha e inventei. Quis experimentar as novas natas Sem Lactose da Mimosa e, daí, foi só enumerar uma série de ingredientes que achei que ficariam bem.
Eis a receita:
Frango
2 peitos de frango
Alho francês a gosto
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Natas Sem Lactose Mimosa (aprox. 100ml)
Sementes de sésamo
Arroz
Arroz basmati (2 copos)
Azeite q.b.
Sal q.b.
Alho (2 dentes)
Salsa q.b.
Modo de preparação:
1. refogar o alho e a salsa em azeite
2. juntar o arroz e envolver bem
3. cobrir com água e deixar ferver.
4. numa frigideira, refogar o alho francês em azeite
5. juntar o frango previamente cortado em cubos/ lombinhos
6. temperar com sal, pimenta e sementes de sésamo
7. virar o frango quando estiver dourado de um lado
8. quando o frango estiver quase cozinhado, juntar as natas e deixar em lume brando por cerca de 5 min.
Et voilà!