Com o início de um novo ano, é mais uma vez tempo de considerarmos as mudanças de estilo de vida que podem ter um impacto positivo.
Para além da dieta e do exercício, mudar a forma como vemos o bem-estar sexual, dedicar tempo a considerar como se pode melhorar a ligação com o corpo e reservar momentos para o seu próprio prazer são igualmente importantes. Como tal, analiso cinco tendências para o ano de 2022, com o envolvimento dos sentidos como ponto-chave.
Sexo Sensorial
Devido à pandemia, fomentar a ligação tanto com os outros como connosco próprios provou ser uma das maiores tendências quando se trata de bem-estar sexual no último ano. Com a masturbação consciente e as tendências gritantes do sexo tântrico em 2020 e 2021, prevejo que a próxima grande tendência de bem-estar será o Sexo Sensorial. Ou seja, o ato de envolver o máximo de sentidos possíveis para ajudar a aumentar o prazer sexual e a aprofundar a intimidade com um parceiro.
Da visão, à audição e ao tato, ao focar-se nas sensações agradáveis em todo o corpo, pode ser mais fácil de libertar todas as tensões. O sexo sensorial promete uma perspetiva mais ampla de prazer, envolvendo a capacidade sensorial de todo o corpo para sentir, interpretar e permitir que o prazer seja processado a um nível mais profundo.Uma forma de explorar o sexo sensorial é através da música, que desperta as mesmas partes do cérebro que a comida, as drogas e o prazer sexual. Isto significa que quando associa a sua lista favorita ao sexo, ajuda a sua mente e corpo a abraçar o prazer. Além disso, não é só o ouvido que ouve. O resto do corpo também tem a capacidade de detetar sons através da “sensação” dos mesmos, razão pela qual nos espaços sonoros imersivos, como os concertos, os sons se sentem tão intensamente.
Brinquedos Discretos
Após um ano de intenso isolamento, percebemos que, à medida que os casais começaram a abandonar o quarto para voltarem aos bares, as vendas de brinquedos como o Sexy Secret (P.V.P. 49,95€) começaram a crescer. Alguns fãs a relatavam que esta opção lhes permitia permanecer ligados e manter uma faísca enquanto a vida voltava ao normal, com o elemento surpresa de não saberem quando o seu parceiro o poderia ligar. Os brinquedos vestíveis são uma forma criativa de permanecerem intimamente ligados, por mais distantes que estejam.
Sexo Anal
O ânus tem milhares de terminações nervosas de prazer que podem ser alcançados tanto por mulheres como por homens, pois a estimulação anal pode aumentar a estimulação da próstata masculina, do ponto G feminino e do clitóris, proporcionando enormes momentos de prazer.
De acordo com um recente inquérito do CDC (Centers for Disease Control), 36% das mulheres e 44% dos homens com menos de 55 anos admitiram ter feito sexo anal com um parceiro do sexo oposto, estatísticas que quebram a ilusão de sexo anal como algo que só acontece entre homens homossexuais.
Existem muitas formas de explorar este tipo de sexo que não envolvem penetração. Desde brincar com os dedos, usar acessórios como plugs anais como o Love Beads da Satisfyer, ou mesmo experimentar outro tipo de vibração ou dispositivo de bem-estar sexual, é tudo válido desde que conheça bem o seu corpo e perceba o que o faz sentir melhor.
Tecnologia de Storytelling
A utilização da tecnologia no bem-estar sexual continua a ser uma das tendências de crescimento mais rápido. A aplicação Satisfyer Connect tem agora mais de 200.000 utilizadores ativos mensais, um aumento de 110% ano após ano com mais de 700.000 downloads no total.
Além da opção de programar o ritmo da vibração, ou o controlo do brinquedo em tempo real, a plataforma Remotyca, que permite aos utilizadores ouvir histórias eróticas e sintoniza-las com a vibração, foi a terceira funcionalidade mais utilizada na aplicação. Como uma forma totalmente nova de tecnologia, os peritos preveem que este tipo de envolvimento sensorial seja uma grande tendência para 2022.Prazer sem Preconceitos
Em 2022, acredito numa melhor compreensão de que as experiências sexuais são para todos, mas são também diferentes para todos, dependendo de diversos fatores. Numa missão de abrir os domínios da intimidade e conduzir as conversas em torno do prazer sexual, do amor-próprio e da sexualidade para todos, prevê-se que os produtos sem género estejam entre os mais populares em 2022.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.