Consciente das necessidades e gostos da geração Z, que atualmente se prepara para sair do “ninho” e ir para a universidade, separei cinco dicas para ajudar os jovens adultos na missão de decorar a sua primeira casa.
Este é um consumidor que procura destacar-se através dos detalhes, que busca incessantemente novas experiências e está mais atento às questões relacionadas com a responsabilidade social e ambiental das marcas que usa no dia a dia.
1. Personalizar o espaço
Numa fase da vida em que as personalidades estão ainda a formar-se, personalizar o espaço da casa com algo que inspire os jovens, fá-los sonhar com o futuro e acaba por ser uma forma de expressarem a sua individualidade, através de elementos do mundo exterior com os quais se identificam.
Mas como fazê-lo? Usando os tons naturais, como os verdes, que apelam à sua consciência ambiental, bem como elementos decorativos que possam tornar o ambiente do lar único e só deles: por exemplo, quadros e papéis de parede com paisagens de viagens e suportes de parede para colocar fotos dos amigos.
2. Apostar num ambiente natural para uma geração totalmente digital
A escolha das peças como o cabide e a prateleira, o quadro das fotos e até o caixote do lixo em bambu. A mesa em carvalho natural, a almofada em linho bruto e até o candeeiro de secretária em ráfia. Tudo isto elementos naturais com o propósito intencional de trazer a natureza para perto de uma geração que precisa desta ligação. O espelho de corpo inteiro para tirar a típica selfie também lá está, mas é leve e em madeira natural.
3. Utilizar elementos com dupla função
Rapidamente um quarto vira sala para receber os amigos ou num segundo quarto para hospedar a amiga que vem estudar e pernoitar. A cama serve de sofá durante o dia e a mesa de apoio também é tabuleiro para servir uma bebida aos amigos.
4. Investir seriamente na arrumação
Arrumação nunca é demais quando falamos de jovens que estão a crescer ou quando os livros e os materiais para as aulas se acumulam. A prateleira para criar arrumação é colocada de modo a aproveitar a altura das paredes. A secretária com gavetas guarda acessórios de escritório; as malas, as caixas e os cabides são soluções essenciais na vida de qualquer estudante.
5. Apostar em objetos de fácil mobilidade
O aconselhável é ter peças leves que sejam fáceis de mover no espaço porque poderão ter de ser encostadas a uma parede para dar uma festa para os amigos ou porque a mudança de casa acontece com mais regularidade nesta fase. Daí a escolha de um espelho que possa estar assente no chão, por exemplo, e de um sofá com uma estrutura leve, de verga.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.