Aqui, podemos contar com duas ferramentas importantes para alcançar uma boa qualidade de cabelo – a nutricosmética, que procura uma melhoria desde o interior, e a cosmética capilar, que procura melhorá-lo a partir de fora.
Geralmente, para se conseguir bons resultados necessitamos de uma combinação dos dois. É importante que, antes de começar qualquer tipo de tratamento, realize um correto diagnóstico tricológico, pois uma pessoa com patologia não terá melhorias significativas se nos limitarmos às vertentes indicadas anteriormente.
Quando nos referimos a Alopécia – patologia que provoca uma diminuição da densidade do cabelo ou mesmo a ausência do mesmo-, devemos ter em consideração que existem diferentes tipos. Ex: Alopécia Androgenética, Areata, entre outras (Alopécias não Cicatriciais), ou até mesmo Alopécia Frontal Fibrosante, um Líquen Plano Pilaris, etc (Alopécias Cicatriciais). Sendo que as Alopécias podem ser classificadas com múltiplos métodos, é necessária uma análise médica para que se possa estabelecer uma lista de possíveis diagnósticos diferenciais que constituirão a base para o estudo da problemática envolvida.
Todos sabemos a importância que a sociedade dá ao cabelo, especialmente nas redes sociais, mas há que saber filtrar informação e não criar expetativas irrealistas. Recordemos que o folículo piloso é a “raíz” do cabelo que se encontra no coro cabeludo e que contém a correta formação dos talos pilosos – o cabelo propriamente dito. Sendo assim, a estética capilar encarrega-se de melhorar o aspeto da porção “externa” – o talo piloso – quer seja do couro cabeludo, pestanas, sobrancelhas ou barba, carregada de queratina e de grande importância para o aspeto do cabelo. A cutícula, camada mais externa do talo, deve permanecer em boas condições, sem estar descamada, para que o cabelo apresente um aspeto brilhante e saudável.
Recorrer a um médico especializado é fundamental para que se estabeleça um diagnóstico e um correto plano de tratamentos.
SUGESTÕES DE PRODUTOS ANTI-QUEDA
A nova gama Phytocyane da Phyto pensada para agir nos diferentes tipos de queda identificados pela Phyto:
Queda Reacional Mulher
Trata-se de uma queda caracterizada por: uma perda súbita e intensa de volume e brilho por todo o couro cabeludo, com cabelo a cair em “mãos cheias” e que dura há menos de 3 meses. Está associada a uma situação específica: stress, dieta, pós-gravidez, mudança de estação. Em mais de 8 em cada 10 mulheres afetadas pela queda de cabelo, a queda é reacional. A nova fórmula Phytocyane Queda Reacional Mulher é mais concentrada e eficaz, reunindo novos componentes ativos para travar a queda do cabelo e restaurar o seu volume, força e brilho.
Queda Progressiva
É uma queda caracterizada por cabelo mais fino, perda de densidade capilar difusa por todo o couro cabeludo e que dura há mais de seis meses. Durante a menopausa, a queda progressiva afeta 4 em cada 10 mulheres. Com o extrato orgânico de Maca, um novo componente ativo patenteado, a PHYTO revoluciona os cuidados que combatem a queda de cabelo progressiva.
A gama IRALTONE
IRALTONE Loção anti-queda
Loção com tripla atividade que ajuda a restaurar o crescimento do cabelo e retardar a queda de cabelo aguda. Atua nos mecanismos envolvidos na queda excessiva de cabelo. É recomendado para mulheres e homens que sofrem de falta de densidade capilar e queda de cabelo de origem hormonal, sazonal ou relacionada a fatores como stress, má alimentação, falta de sono ou envelhecimento capilar.
IRALTONE Shampô fortificante
Shampô fortificante de uso frequente de textura cremosa, não irritante, que aporta hidratação, brilho e suavidade. Contém um sistema de ativos que atuam ao nível do couro cabeludo, contribuindo para estimular o folículo piloso, favorecendo o crescimento, reforçando a queratina e devolvendo a vitalidade e hidratação ao cabelo, graças ao seu poder revitalizante e antioxidante. Sobre a haste capilar, atua reparando e reestruturando a fibra capilar, protegendo-a e fortalecendo-a desde o interior.
Formulado com ingredientes não irritantes que limpam sem agredir o filme hidrolipídico, respeitando as características fisiológicas do cabelo e couro cabeludo.
A gama Crescina
Desenvolvida para ajudar a prevenir e tratar o enfraquecimento do cabelo, Crescina é uma marca com soluções simples e eficazes para quem sofre de problemáticas capilares, como queda de cabelo ou falta de densidade capilar. No seu portfólio, conta com dois produtos distintos: Crescina Transdermic Re-Growth HFSC, que ajuda a promover o crescimento fisiológico do cabelo, e Crescina Complete Treatment, com as soluções Transdermic Re-Growth e Transdermic Anti Hair-Loss. O Tratamento Completo de Crescina, além de atuar no crescimento natural do cabelo, combatendo a perda de densidade capilar, previne e atua na queda fisiológica (não patológica) do cabelo.
A gama Dercos Technique
Um tratamento antiqueda multiobjetivo desenvolvido em colaboração com os dermatologistas para ajudar a combater a queda de cabelo recorrente ou definitiva relacionada com o stresse e a fadiga. Uma combinação exclusiva de Aminexil, a molécula antiqueda de referência, com 5 princípios ativos para uma ação integral da raiz até às pontas:
Reduz a queda de cabelo -29%, clinicamente comprovado.
Fortalece o cabelo desde a raiz.
Fibra forte e resistente.
Apazigua o couro cabeludo e reduz os microdesequilíbrios.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.