Num mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais, sociais e económicos que enfrentamos, o foco na sustentabilidade tornou-se essencial para garantir um futuro mais seguro para as próximas gerações.
Neste contexto, a discussão sobre sustentabilidade vai além das etiquetas e certificados; é necessário compreender e abraçar as suas diversas dimensões. Nesta reflexão, relembro o papel das marcas, dos grandes grupos de retalho e dos consumidores na construção de um planeta mais sustentável.
O Papel das Marcas
As marcas desempenham um papel crucial no caminho rumo à sustentabilidade. Dotadas de uma força de comunicação gigante, as marcas têm o poder de estimular mudanças significativas, não apenas nas suas áreas de negócio, mas contribuindo para a este impacto na sociedade como um todo.
YSL Beauty, um exemplo de aposta em compromissos sociais e ambientais
Como aposta social, o programa global Abuse is not love, tem como objetivo alertar para a prevenção e luta contra a violência entre parceiros íntimos em parceria com as ONG locais – no caso de Portugal, a APAV. Por outro lado, o programa REWILD OUR EARTH visa proteger e restaurar o ambiente em parceria com a ONG RE:WILD. Já o programa REDUCE OUR IMPACT, trata-se de um compromisso global para reduzir a utilização de recursos naturais e oferecer produtos mais sustentáveis. Finalmente, os tão conhecidos Jardins de Ourika, em Marraquexe, contribuem para a extração sustentável de ingredientes ao mesmo tempo que ajuda as comunidades locais.
Hoje, o desafio da marca vai muito além de desenvolver produtos e serviços inovadores, que os consumidores conheçam e dos quais tirem valor. Tradicionalmente o desafio das marcas era este, de uma forma economicamente eficiente claro. Hoje, o desafio das marcas é muito mais complexo. Adicionalmente aos desafios centenários da gestão, as empresas devem procurar fazer negócio com a menor pegada ambiental possível, criando externalidades sociais positivas em toda a sua cadeia de valor e ainda inspirar a comportamentos positivos para com o planeta por parte dos seus consumidores.
Conscientizar as várias gerações sobre os impactos das suas escolhas de consumo e os benefícios de optar por produtos sustentáveis são passos essenciais para promover uma mudança de mentalidade e comportamento.
O Papel dos grupos de retalho
Os grandes grupos de retalho têm uma posição de destaque na cadeia de consumo, sendo os últimos responsáveis por ajudar o consumidor na sua decisão final de consumo. Adicionalmente, ao incorporarem práticas sustentáveis nas suas operações e cadeias de abastecimento, têm o poder de catalisar mudanças positivas numa grande escala.
Este desafio inclui a adoção de medidas para a redução da pegada de carbono e o apoio a projetos sociais e ambientais. Quando grandes grupos de retalho se comprometem com a sustentabilidade, conseguem criar um efeito dominó que influencia fornecedores e parceiros a seguirem o mesmo caminho, ampliando o impacto positivo. Desde os acordos de eficiência energética com os fornecedores até ao espaço que atribuem em loja a produtos mais sustentáveis, as opções de ação são muitas e devem ser todas usadas.
Quando os retalhistas e as marcas apostam na sustentabilidade…
Desde o seu lançamento em 1992, MUGLER está empenhada na sustentabilidade, apostando nas suas fontes recarregáveis e mais recentemente em frascos de recarga, que permitem não só que cada frasco seja uma verdadeira jóia eterna, como promovem formas de consumo que respeitam mais o planeta. Este projeto apenas foi possível com o apoio de todos os retalhistas que criaram áreas de destaque nas suas lojas para esta tecnologia, já lá vão mais de 30 anos…
O Papel do Consumidor
O consumidor é uma peça-chave na construção de uma sociedade mais sustentável. As suas escolhas de compra podem moldar o mercado e influenciar diretamente as práticas das marcas e dos grupos de retalho. Ao optar por produtos sustentáveis e apoiar empresas que abraçam a responsabilidade socioambiental, os consumidores enviam uma mensagem clara de que a sustentabilidade é uma prioridade. A educação do consumidor é fundamental nesse processo.
A exemplo de impacto positivo de mãos dadas com o consumidor…
A marca Kiehl’s, que reutiliza e recicla materiais no seu processo de fabrico, mas também nas suas lojas através do nosso programa Recycle & Be Rewarded. Desde 2009, reciclámos mais de 11 milhões de garrafas e frascos vazios através deste programa.
L’Oréal Luxe e o Compromisso com o Futuro
Em particular, as marcas de luxo têm a oportunidade única de liderar pelo exemplo, demonstrando que o luxo e a sustentabilidade podem caminhar lado a lado. Na L’Oréal este compromisso é levado muito a sério é refletido nas nossas operações, desde a seleção de matérias-primas responsáveis, à implementação de práticas de produção eco-friendly e à promoção de impacto positivo social e económico nas comunidades onde atua, em especial nas comunidades de onde a matéria-prima é originária, até há nossa comunicação.
Com o programa interno, “L’Oréal For The Future”, que reúne os objetivos ambientais e sociais do Grupo para 2030, como a neutralidade carbónica em 2025 de todas as fábricas ou a rastreabilidade total dos ingredientes de base biológica antes de 2030 procuramos trans formar-nos a nós próprios com foco em respeitar os limites do planeta.
A transformação não tem que ser apenas nos novos produtos…
Em Lancôme, por ocasião do 10º aniversário, reinventámos La Vie est Belle para nos adaptarmos a um futuro mais sustentável. Mantemos intacto o aroma característico da fragrância, mas conseguimos reduzir a pegada ambiental: o novo frasco tem menos 15% de vidro e quase 50% mais ingredientes naturais. Pode ser reciclado e recarregado!
Muito além de um rótulo…
A sustentabilidade é mais do que uma palavra na embalagem, é um compromisso genuíno que as marcas, os grandes grupos de retalho e os consumidores devem abraçar em conjunto. Ao trabalharmos em todas as vertentes da sustentabilidade – ambiental, social e económica – podemos construir um futuro mais promissor para as próximas gerações. É com esse espírito que a L’Oréal e outras empresas pioneiras estão liderando a transformação para um mundo mais sustentável, mostrando que, juntos, podemos alcançar uma beleza que transcende rótulos e cria um impacto positivo duradouro.
*Nuno Saraiva é General Manager da Divisão de Luxo da L’oréal Portugal
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.