EDUARDO de ‘Fala-me de Amor’
Abandonado por Sara que preferiu seguir um amante até Paris com uma filha nos braços, o médico não olhou a meios para educar e criar o seu rebento sem ajuda, uma atitude que sempre foi elogiada pelos amigos e colegas. A relação posterior com a enfermeira Marta é uma forma de preencher no imaginário da criança a falta da figura materna. Mas Beatriz não está pelos ajustes e, mesmo tendo sido rejeitada pela mãe, ela não esquece Sara, com quem quer voltar a viver.
FRED de ‘Morangos com Açúcar’
Acaba de sair da trama, mas, durante muito tempo, foi o pai solteiro da novela juvenil da TVI. Separado, ele cuidou da filha, Teresinha, durante a infância e parte da adolescência. Até que a mãe dela surgiu para reatar a relação com a menina. A relação entre pai e filha nunca foi fácil, pois Teresinha sempre foi uma jovem rebelde e ingrata. A ligação voltou ao normal, depois de a menina ter vivido uns tempos com a mãe, dando então valor ao papel difícil vivido durante anos pelo seu pai.
CEMIL de ‘Belíssima’
Eis o caso de um homem que foi abandonado pela mulher, ficando com dois filhos adolescentes a seu cargo, Mateus e Soraya. O operário da Belíssima teve ajuda da mãe, Katina, na criação dos dois filhos. Mas nem mãe e filhos juntos conseguem lidar bem com um rapaz que seduz quarentonas a troco de dinheiro e com uma adolescente que adora tatuagens e piercings e que vive de fazer teatro de rua.
PEDRO de ‘Dei-te Quase Tudo’
Ficou sozinho com a filha com Margarida depois de a mulher, Beatriz, o ter abandonado e desaparecido sem deixar rasto. Dedicou-se desde então à menina, prejudicando até o trabalho para lhe dar tudo, de bens materiais a amor e atenção. Uma dedicação que aumenta sobretudo depois de Margarida adoecer com leucemia. Para a salvar, Pedro cede a chantagens de Xana. E quando a menina tem de fazer quimioterapia, ele é o primeiro a deixar que lhe cortem o cabelo para ela ver que os fios renascem.
DANIEL de ‘New Wave’
O jornalista fica só a tomar conta do enteado, Cauã, e do filho, Lucas, depois de a mulher, Luana, morrer vítima de um atropelamento. Numa nova cidade e com um novo emprego, o ‘paizão’ tenta ainda proteger e orientar os dois adolescentes na entrada numa nova escola e num novo círculo de amigos. A cumplicidade e companheirismo entre os três são notórios, numa altura em que tentam recomeçar a vida como família.