Se não fosse o Canal Panda e o Disney Channel, os mais pequeninos quase não veriam televisão (e se calhar estariam bem melhor…) Foi uma das conclusões de um estudo apresentado no Fórum da Criança sobre os canais preferidos das crianças.
Os mais velhos, entre 11 e 12 anos, gostam dos ‘Morangos com Açúcar’, dos ‘Gato Fedorento’, das telenovelas e da série ‘Hannah Montana’.
Um outro estudo da Universidade do Minho também concluiu que, além de quase ignorarem as crianças, os canais generalistas portugueses não adequam as suas grelhas ao dia dos mais novos. Quase dois terços da programação infantil está ancorada nas manhãs televisivas, estando as tardes praticamente desertas. Enfim, os miúdos podem sempre ver… a telenovela da noite.
Os pais não podem mudar as grelhas, mas podem acompanhar os filhos assistindo em conjunto aos seus programas preferidos. Isto é o que dizem os especialistas. Mas na prática, qual é o pai ou a mãe que não aproveita a ‘Hannah Montana’ para ter um bocadinho de sossego na vida?
Outro problema é que as grelhas televisivas podem ignorar as crianças, mas a publicidade não: as crianças gostam de ver publicidade, e geralmente não fazem distinção entre um anúncio e a realidade, nem percebem as estratégias utilizadas para lhes venderem produtos. Mais um TPC a cargo dos pais: mas será que está a ser cumprido?