A ejaculação precoce, não é um problema grave, ainda que possa ser incomodativo. Existem diversas formas de ultrapassar essa situação, sendo que a ajuda de um técnico especializado, como seja um psicólogo ou sexólogo, pode ser bastante útil. São especialistas que estão habituados a discutir questões da vida sexual de quem os procuram e que podem ajudar a ultrapassar diversos tipos de dificuldades, tais como as que apresenta.
Não existe um tempo médio de duração das relações sexuais. Estas devem durar tanto tempo quando o desejarem os parceiros, de preferência de modo a que ambos possam retirar dela prazer. Como nas situações de ejaculação precoce muitas vezes não há tempo suficiente para a mulher atingir o orgasmo, uma forma de compensar isso é despendendo mais tempo nos preliminares, com especial atenção para a estimulação da mulher. Assim, quando se passa à penetração, a mulher já estará mais próxima do orgasmo e assim mais sincronizada com os tempos do homem.
Outra alternativa é tentar masturbar-se cerca de meia hora antes da relação sexual, para que quando estiver com a sua namorada, o seu orgasmo seja mais demorado. Se nada disto funcionar, será importante que recorra a um especialista.