Um estudo de mercado recente, realizado pela APEME – Área de Planeamento e estudos de Mercado para o eBay International Market Portugal, junto de uma amostra de 400 pessoas (mulheres e homens, com idades compreendidas nas faixas etárias dos 18-25, 26-35 e mais de 36 anos, nas cidades de Lisboa e Porto) revela que os presentes que os namorados portugueses elegem como favoritos para oferecer no dia de São Valentim são os perfumes, as flores e os presentes personalizados feitos pelos próprios.
Neste estudo, 400 mulheres e homens portugueses foram convidados a eleger o presente que consideram ser o que melhor simboliza e reflecte o que sentem pelos seus namorados, de entre uma lista prévia de opções de produtos.
• Uma peça de roupa de uma marca de luxo
• IPAD
• Um presente personalizado, feito por si
• Acessórios de Design
• Jóias
• Smartphone
• Perfume
• Flores
As mulheres colocam em primeiro lugar os presentes personalizados elaborados por si próprias (22%) e os perfumes (20%). Já os homens preferem oferecer, em primeiro lugar, flores (21%) e, a seguir, jóias e roupas de marcas de luxo (ambas com 16%).
No que respeita à escolha por idades, considerando mulheres e homens em conjunto, os mais novos (entre 18 e 25 anos) demonstram uma preferência nítida pelos presentes personalizados elaborados por si próprios (32%). Na faixa etária dos 26 aos 35 a preferência na repartição dos gostos é mais equitativa sendo que opção mais escolhida é a de uma peça de marcas de luxo (19%). A partir dos 36 anos, os perfumes são a opção preferida (24%).
Assim como em Portugal, também na Rússia, Noruega, Grécia, Suécia, Dinamarca e República Checa, são os homens que mais compram através do eBay. As outras escolhas centram-se, essencialmente, em roupa, sapatos e acessórios (jóias, malas e relógios). Os produtos de saúde e beleza (Noruega) e as massagens (República Checa), bem como os telemóveis e os PDA’s, estão igualmente no topo das compras on-line.
Há ainda uma tendência curiosa: a compra de roupa e acessórios femininos por parte das mulheres, para além dos telemóveis e PDA’s (na Noruega e na Grécia surgem como primeira opção) e, em alguns casos, música (Grécia e Rússia).