Algumas teorias dizem que emagrecer pode melhorar a vida amorosa, mas uma nova pesquisa vem concluir exatamente o contrário. Muitos relacionamentos atravessam crises ou até terminam assim que um dos elementos perde muito peso.
A explicação pode estar no facto de um dos parceiros começar a pressionar o outro para também perder peso. O estudo, realizado pela Universidade North Carolina State e pela Universidade do Texas, afirma que pode existir um lado negro nas dietas quando o casal não está igualmente comprometido a mudar de estilo de vida.
Alguns parceiros tentam mesmo sabotar a dieta com alimentos menos saudáveis ou mostram-se menos interessados em ter sexo. “As pessoas precisam estar cientes de que a perda de peso pode mudar um relacionamento para melhor ou pior. A comunicação desempenha um papel importante na manutenção de um relacionamento saudável”, explica Lynsey Romo, professor de comunicação na Universidade North Carolina State.
O estudo foi feito com 21 casais e descobriu que nos casos em que ambos os parceiros perdem peso, a comunicação e o desempenho sexual melhora. A mudança de estilo de vida parece interferir com a dinâmica dos casais. No caso em que um dos membros resiste à mudança para uma alimentação mais saudável, este acaba por se sentir mais inseguro e prejudicar a relação.