178118021jpg

yaruta

Rita Castanheira Alves é psicóloga clínica especializada na área infantil e juvenil (www.psicologadosmiudos.com), o padre Nuno Westwood é pároco em Oeiras, e ambos responderam às nossas dúvidas sobre o que é isso de ser bom, e se é possível ensiná-lo.

Hoje valorizamos mais as boas notas que as boas ações? Até a expressão ‘boa pessoa’ é mal conotada…
Rita Alves. Isso não acontece, o que acontece é que temos uma sociedade mais exigente e o sucesso académico e profissional é um objetivo muito presente. Por isso os dias vão passando, os filhos vão crescendo, e sobra sempre pouco tempo para se ter conversas sobre outros temas.
Nuno Westwood. Limitarmo-nos ao lado meramente tecnológico e profissional pode fazer de nós excelentes executantes mas não propriamente seres humanos felizes e realizados. Mas temos de pensar noutros aspetos da riqueza humana. Importa, por isso, transmitir valores morais para que cada um possa descobrir o valor do outro, na sua alteridade e diferença.

A bondade começa em casa. Como é que podemos estar mais disponíveis?
Rita Alves. Reserve diariamente mesmo que só um bocadinho para olhar para os filhos, para pensar como estão, o que lhe querem dizer com uma birra ou uma resposta ‘torta’. Temos de conseguir escutar os filhos. Para isto acontecer, é essencial haver o ‘auto-mimo’ dos pais: têm de se mimar também a eles próprios, caminhando para a felicidade noutros papéis das suas vidas. 
Nuno Westwood. Estabeleça prioridades. Afinal, o que é mais importante na sua vida? Também não podemos apresentar sempre o argumento da qualidade para justificar a ausência dos pais. Os pais têm mesmo que estar disponíveis, e têm de arranjar tempo para os filhos, em qualidade e quantidade. Ou seja: se a família é uma prioridade, lute por ela. Gasta-se uma vida a trabalhar para um patrão que às vezes nem se conhece e descuida-se a família que connosco vive e cresce dia após dia.

Dar o exemplo é o suficiente? Ou deve-se falar especificamente sobre a bondade?
Rita Alves. Chegue até onde for possível. É importante conversar sobre a bondade, sobre os outros, sobre a nossa relação com eles, com a dor e felicidade de quem está ao nosso lado. Mas também dar o exemplo, exercer a solidariedade no dia a dia para que eles cresçam num meio ativamente bom.
Nuno Westwood. ‘A palavra convence, mas o exemplo arrasta’, já nos diz a Bíblia. Se o exemplo não for suficiente, não sei que mais possa haver…

Deve-se falar sobre a maldade, que eles veem tão exposta, ou ignorá-la?  
Rita Alves. Não ignore: fale, esclareça, desenvolva o espírito crítico e a capacidade de ter uma opinião, de ver as diferentes perspetivas de uma questão. Responda às perguntas deles: ajude a perceber, recorra às emoções.
Nuno Westwood. Falar da maldade é um mal menor: não se pode educar fora da realidade que nos envolve. Mas uma coisa é falar do mal, outra é o modo como se faz essa abordagem. Um dos problemas das novas gerações é que crescem muitas vezes privadas do conhecimento da maldade e do sofrimento, e por isso não estão minimamente preparadas para o enfrentar. Daí muitos comportamentos infantis ou de fuga. Não sou apologista de que se fale do sofrimento ou do mal só porque sim. Mas, no devido enquadramento, há que ajudá-los a conhecer a nossa realidade global e ajudá-los a enfrentar um mundo cheio de desafios e riscos. 

Como é que se pode ‘ensinar’ uma virtude? Através de histórias, de pessoas, de mitos?
Rita Alves. Através de tudo isso e do que mais se lembrar. Na educação também podemos ser criativos. Algumas ideias são: nos mais pequeninos, histórias simples podem ajudar a perceber o conceito de certo e errado, de emoções, de virtudes. Explorar situações do dia  a dia da criança pode ajudar à compreensão do que se passa. Proponha dilemas que permitem à criança sair de si própria, e dar-lhe mais objetividade e poder de reflexão. Pode falar de situações banais, de qualquer coisa que tenha acontecido numa ida para a escola ou numa conversa ao jantar, por exemplo.
Nuno Westwood. As virtudes ensinam–se pela vida. Claro que depois esse exemplo pode ser partilhado, confirmado e ampliado de muitas formas.

A bondade começa em casa. Como educar uma criança a prestar atenção às pessoas que a rodeiam? Aos irmãos, família, amigos?
Rita Alves. Promovendo a ligação com essas pessoas. Quando a criança é pequena, deve ser o adulto a organizar esses encontros, essas oportunidades de convívio. Mostre a ligação com os que lhe são próximos. Telefone, convide, fale sobre a família. 
Nuno Westwood. Não viva isolada. Visite ainda outras pessoas com estilos de vida diferentes, crie redes profundas de amizades fortes, pertença a instituições que apoiem causas sociais.

E se eu mesma não me sentir a melhor pessoa do mundo? Mesmo assim posso criar uma ‘boa pessoa’?
Rita Alves. Todos temos fragilidades e quando somos pais continuamos a viver com elas, mas devemos perceber se elas interferem no nosso papel de pais. Comportamento gera comportamento. Geralmente, é mais fácil dar o que recebemos, mas nem sempre recebemos o que achamos importante dar aos filhos. Importante: a qualquer momento, também podemos desenvolver a nossa bondade e solidariedade. 
Nuno Westwood. Não há pessoas perfeitas, e uma coisa é sentir, outra coisa é ser. O facto de não me sentir boa pessoa não quer dizer que o não seja. De facto, conheço muita gente verdadeiramente boa que não se sente como tal. Além do mais, isso nunca foi razão para baixar os braços.

Como remar contra a maré? Se o mundo passa valores negativos, como fazê-los seguir um ‘credo’ mais humano?
Rita Alves. Nem sempre é preciso pensar diferente dos colegas da escola. Mais importante é desenvolver o espírito crítico: habitue o seu filho a refletir sobre o que vive. Converse com ele desde pequeno, tenha momentos em que se fala sobre o que nos rodeia, desde as atitudes de um colega no jardim de infância até a um filme que se vê na televisão.
Nuno Westwood. Tem de haver valores muito claros e bem definidos na família. Se esses valores geram felicidade, paz e realização, os filhos, ainda que passem por fases de rebeldia, e ainda que os colegas pensem de maneira diferente, vão perceber que a alternativa vivida em casa é válida. 

É importante manter o otimismo? É importante continuar a ensinar às crianças que, apesar de tudo, vivem  num mundo bom?
Rita Alves. Elas devem saber lidar com a realidade menos bonita, e saber confrontar-se com o que é difícil ou mau, mas em simultâneo saber apreciar o que é bom. 
É importante não fingir que o mundo é perfeito, mas ajudá-las a dar valor ao que é bom, mesmo algo pequeno, e ajudá-los a fazer isto desde pequenos. Isto é essencial para que elas saibam encontrar planos A, B e C num mundo que é um desafio.
Nuno Westwood. Vou citar o Papa Francisco: “Uma das piores tentações que sufoca o fervor e a ousadia é a sensação de derrota, que nos transforma em pessimistas lamurientos e desencantados com cara de vinagre. Ninguém pode empreender uma luta se de antemão não está plenamente confiado no triunfo. Embora com a dolorosa consciência das nossas fraquezas, há que seguir em frente, sem se dar por vencido.”

10 conselhos práticos:
– Não ache que tem de lhe dar todos os ‘gadgets’ que ele quer.
– Traga os seus amigos para a família: podem ser um bom guia para os seus filhos, além de que uma criança social, habituada a ver pessoas, é muito mais dada a ajudar os outros.
– Se tem dois filhos, mande um dos irmãos dar uma boa notícia ao outro.
– Habitue o seu filho a ajudar os colegas no que for preciso (alguém tem dificuldades a matemática?)
– Ouça mais do que fale. Se desatar a falar, a maioria das crianças desliga.
– Ele costuma agradecer? Pedir por favor? Parece nada, mas é muito… 
– A avó está doente? Habitue-os a ligar para dar apoio. 
– Dê-lhes abraços, beijos, elogios. Não é o mimo que ‘estraga’ uma criança, é a falta de regras.
– Encoraje o envolvimento em atividades em que ele possa ser útil. Pode começar já em casa. Alguém ajuda a pôr a mesa 
e a fazer o jantar?
–‘Como achas que ele se sentiu?’ Habitue-o a pôr-se no lugar dos outros, mas sem culpabilizar. Não crie uma criança que ‘julga’ os outros, mas que sabe também ela ouvir e perdoar. 

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

"Challengers", de Luca Guadagnino: Jogar ao amor num court de ténis

Artistas portugueses homenageados no passeio da fama

Artistas portugueses homenageados no passeio da fama

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

André Villas-Boas é o novo presidente do FC Porto

André Villas-Boas é o novo presidente do FC Porto

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Mono No Aware, a nova exposição da artista  visual Kruella d’Enfer

Mono No Aware, a nova exposição da artista visual Kruella d’Enfer

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Sugestões de presentes para tornar o Dia da Mãe ainda mais especial

Sugestões de presentes para tornar o Dia da Mãe ainda mais especial

O deputado da família do último ditador

O deputado da família do último ditador

Lucas de “Casados à Primeira Vista” voltou a casar-se. As imagens da cerimónia

Lucas de “Casados à Primeira Vista” voltou a casar-se. As imagens da cerimónia

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Nintendo Switch 2 pode ter comandos Joy Con magnéticos

Nintendo Switch 2 pode ter comandos Joy Con magnéticos

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Toca a dançar!

Toca a dançar!

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Trust GXT 794 em análise: Gaming sem gastar muito

Trust GXT 794 em análise: Gaming sem gastar muito

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites