![Vera Lagos_Fundadora da Vera Lagos Boot Camp.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/07/10214673Vera-Lagos_Fundadora-da-Vera-Lagos-Boot-Camp.jpg)
Pergunta-se porque não consegue alcançar os seus objetivos? Porque é que os resultados não aparecem? E depois perde a motivação? Há uns anos acontecia-me o mesmo. O meu trabalho e esforço pareciam inglórios! Até perceber e custosamente admitir que não fazia a menor ideia do eram objetivos…. Confundia-os com desejos e com sonhos. E a verdade é que a diferença é enorme!
Objetivo. Tomei consciência que não sabia construir objetivos quando me deparei pela primeira vez com duas perguntas avassaladoras. Eu conheço o “caminho” para alcançar o meu objetivo? Eu controlo o resultado final? Por exemplo. Sempre gostei de escrever e um dia decidi que queria ter um blog. Sabendo já nesta altura o que era um objetivo perguntei-me… Eu conheço o “caminho” para o alcançar? Sim. O “caminho” passava por escolher uma plataforma de blogs, um nome (Repórter de Saltos Altos), um template e começar a escrever. Os recursos estavam todos à minha disposição. Quanto ao resultado… Eu controlava-o? Claro que sim! O resultado final que era escrever no blog e isso só dependia de mim! Era um objetivo e eu alcancei-o.
Desejo. Muitas vezes não temos consciência que os nossos “objetivos” na verdade não são objetivos. São apenas os nossos desejos! Eu gostava muito que o meu blog se transformasse num livro… E eu sabia qual era o “caminho”? Sim, e fiz o que estava ao meu alcance. Selecionei vários textos, criei um enredo, escrevi durante vários meses e resultou num livro. O próximo passo era enviar para todas as editoras. Aqui começava o problema. É que publicar um livro não é algo que dependa exclusivamente de mim. Depende da decisão de outras pessoas, dos editores, dos redatores, etc. Se eu não controlo o resultado final, tenho um desejo e não um objetivo! Não tem mal nenhum, desde que tenham consciência deste pequeno, mas importante pormenor.
Sonho. O meu sonho é que o meu “futuro” livro seja adaptado para o cinema pelo… Woody Allen. Afinal acredito que tudo é possível. Mas pergunto-me se eu sei o caminho? Não. Não conheço o Woody Allen, não sei como lhe fazer chegar um argumento, não sequer o tenho feito (ainda). Será que eu controlo o resultado? Eu nem sequer controlo o caminho quanto mais o resultado! Mesmo que conhecesse o Woody Allen, ele me adorasse e ao meu “argumento”, fazer o filme dependia sempre da sua exclusiva vontade. O que significa que este meu sonho, na realidade é uma ilusão! Não quer dizer que um dia não se realize. Quer apenas dizer que neste preciso momento não é uma possibilidade.
Da próxima vez que definir objetivos, faça a si mesma duas perguntas essenciais: eu conheço o caminho para o alcançar? Eu controlo o resultado? Assim, de forma consciente evita o sentimento de esforço inglório, frustração e desmotivação. E lembre-se! Há sonhos que neste momento são ilusões. Mas no futuro… Acredite que tudo, absolutamente tudo, é possível!
Tem questões para nos colocar? Envie as suas dúvidas para vera@veralagosbootcamp.com