Parece que o TikTok não serve apenas para vídeos engraçados ou coreografias-que-todo-o-mundo-faz. Na Indonésia, um jovem teve uma ideia de génio que pode muito bem ser replicada em Portugal – e, na verdade, em qualquer canto do mundo em que a insegurança nos táxis (ou outros transportes) seja uma realidade.
Ora, o conceito é simples: simular uma chamada de FaceTime durante a qual a pessoa que “liga” à que está no carro diz saber a sua localização. Traduzida, a conversa é, supostamente, assim:
“Oi. Onde estás?”
“Estou perto”
“Estás a mentir. Eu consigo ver a tua localização”
“Como?”
“Lembras-te que fizemos download daquela app que nos deixa ver a localização um do outro?”
“Sim, estou num táxi [ou outro meio de transporte]”
“Ok, eu espero por ti”
O criador do vídeo, o user @alfianrzk, é quem vai falando e as supostas respostas da pessoa que está no transporte surgem escritas no ecrã, de modo a facilitar o diálogo. “Guarda este vídeo para sempre que te sentires inseguro num transporte, eles achem que alguém sabe a tua localização“, lê-se, na descrição.
Esta gravação surge numa altura em que o perigo dos transportes é mais real que nunca. Um estudo feito em 2018 pela Safe Public Sphere Coalition, que envolveu 62 mil pessoas, descobriu que três em cada cinco mulheres e um em cada dez homens já tinham sido vítimas de assédio sexual em transportes públicos na Indonésia.
Em Portugal, todos os dias nos chegam aos ouvidos histórias de situações menos felizes vividas, sobretudo, dentro de táxis ou transportes semelhantes, pelo que replicar este vídeo para a nossa língua poderia ser uma grande mais-valia – e até salvar vidas!
Veja o vídeo: