criançasbrincarchuva.jpg

Getty Images/iStockphoto

1 – O álbum da terra – Ou da casa, ou deles próprios neste momento. Dê-lhes uma máquina descartável (ou o telemóvel, se confiar neles…) e ponha-os a tirar fotografias à rua, a cantos escondidos da casa, a eles próprios, e divirta-se com os resultados.

2 – A árvore genealógica – Pode arranjar uma folha de papel ou de cartolina grande, e desenhar mesmo uma árvore. Em cada ramo, escreva o nome e pendure uma fot

ografia dos irmãos dele, dos pais, avós, bisavós, etc, e uma pequena descrição por baixo. Quando já não houver fotografias, façam um desenho. Quando já não souberem mais, por que não inventar? Mas claro, marque bem que a partir dali são ‘antepassados’ inventados…

3 – A caça aos fantasmas – É um clássico, mas os mais pequenos continuam a adorar, especialmente se tiver uns bons estores que dêem para ficar tudo escuro e uma boa lanterna para investigar os cantos mais escondidos. Os mais velhos adoram, mas não jogue com menores de 3 anos, que geralmente ficam muito assustados.

4 – A batalha das almofadas – É um clássico mas é um ótimo exercício e é excelente para descontrair depois de um dia de stresse. Claro, convém afastar primeiro as jarras…

5 – O baile das princesas – Parece que dá muito trabalho mas quem tem o trabalho todo são elas: se tem meninas a cargo, passe-lhes umas roupas, uns lençóis velhos, uns batons bem vermelhos e uns sapatos de salto alto para se mascararem e depois organizem um chá e comam todas nessas figuras. Se tiver rapazes, também pode perguntar-lhes se querem vestir-se de reis e fazer-lhes uma coroa de papel.

6 – O Telejornal – Tem um banco quadrado? E uma mesa que não seja do século XVI? Ponha o banco em cima da mesa. Depois só precisa de um apresentador que leia as notícias do dia (e que as escreva previamente, claro). É uma boa educação para os média: que notícia se dá primeiro? O que é e não é notícia? Mas o importante é divertir-se e não ‘aprender’: o mais divertido é inventar notícias absurdas e cómicas.

7 – As bonecas de papel – São outro clássico, mas raramente nos lembramos que elas existem… Basta desenhar um modelo, arranjar umas revistas velhas, passar-lhe uma tesoura para a mão (se ela tiver idade para ter tesouras na mão…) e ensinar-lhe a recortar moldes de calças, saias, vestidos de noite…

8 – A caneta da mãe – Tem uma caneta de aparo? Uma máquina de escrever? Ensine-o a escrever ‘como dantes’. Quantos mais borrões, mais eles gostam. Pode escrever uma carta à avó, por exemplo, ou a um amigo.

9 – O tesouro dos piratas – Tem de preparar a caça, mas é muitíssimo fácil e todas as crianças de todas as idades adoram (mesmo alguns adolescentes que não resistem). Pode fazer com 2 crianças e até mesmo só com uma, não junte é crianças de idades muito diferentes porque uma chega lá sempre antes das outras. Escreva vários papelinhos com uma adivinha, do estilo “Estou no sítio onde deitas a cabeça para dormir”. Ponha a próxima pista na almofada, e assim por diante, até chegar ao ‘tesouro’, que pode ser qualquer coisa, desde um presente a sério até uma gracinha simbólica. Não se preocupe muito se não tiver um presente a sério, aquilo a que eles acham verdadeiramente graça é à caça em si. Uma boa ideia: para os aproximar de um tio trombudo numa festa de família, confie-lhe uma das pistas…

10 – Estou daqui a ver… – Uma pessoa observa um objeto qualquer num sítio qualquer, e a outra tem de fazer perguntas a que a resposta só pode ser ‘sim’ ou ‘não’ até adivinhar qual é o objeto. É um jogo que tem a vantagem de poder ser jogado em qualquer lado e com qualquer número de jogadores.

11 – O jogo da maçã – Jogava-se muito há umas gerações atrás, geralmente entre os adolescentes, mas pode ser recuperado com as crianças de hoje: ponha música animada, faça-os segurar uma maçã entre dois dançarinos só com as testas, e vejam qual deles é que se consegue aguentar mais tempo sem deixar cair a maçã…

12 – Adivinha o animal – Se houver várias crianças, faça duas equipas: uma delas chama um elemento da outra equipa e segreda-lhe o nome de um animal. Ela vai ter de imitar o animal de forma a que a sua equipa adivinhe qual é.

13 – O encanto da cozinha – Não deixe que cheguem aos 18 anos sem saberem fazer uma sopa. A cozinha pode ser um parque de diversões fantástico, se tiver cuidados básicos com o fogão e a água a ferver. Ensine-lhes a fazer sanduiches engraçadas, bolinhos, mousses, gelados, sumos, saladas.

14 – Quem é que me encontra… – Uma galinha, um chapéu azul, um quadro com um gato, é vê-los rodar a cabeça em todas as direções. É uma variante do jogo acima, mas também são capazes de estar nisto horas.

15 – Fui a Faro e Vi… – Depois cada um diz uma coisa seguindo as letras do alfabeto: um animal, um barco, uma casa… Muito bom treino para a memória e para as letras, mas há quem não tenha muita paciência.

16 – Cadáver Esquisito – Este exige papel e lápis, e alguma destreza de escrita – o primeiro escreve três linhas e dobra até só se ver a última. Quem vem a seguir continua a história, e no fim desembrulha-se a folha e lê-se. Também pode fazer a versão de contar a história em voz alta e depois o seguinte continua, mas, não se sabe bem porquê, eles não costumam ter muita paciência para esta versão…

17 – O Jogo das Quatro Palavras – Também exige papel e lápis: uma pessoa escreve numa folha as palavras mais absurdas de que se lembrar, e a outra tem de fazer a frase mais curta que conseguir com aquelas quatro palavras. Também costuma ser viciante.

18- Que Letra É Esta? – Com os dedos, trace-lhe uma letra nas costas e ele tem de adivinhar. Quem está a começar a aprender as letras costuma gostar deste jogo.

19 – Quem é? – Bom para um sítio com muita gente: observa-se uma pessoa e inventa-se uma história sobre ela- aquela senhora do vestido verde é na verdade a rainha de um país desconhecido… Desvantagem: nem sempre se consegue ser muito discreto.

20 – 99,98,97… – Contem muito depressa de trás para a frente. É simples, mas em desespero, serve.

21 – O Saco Mistério – Se tiver um saco consigo, enfie lá para dentro alguns objetos. Só por apalpação, eles têm de adivinhar o que lá está.

22 – Mexer o corpo todo – Cada um tenta mexer ao mesmo tempo todas as partes do corpo, incluindo pestanas, cotovelos e dedos dos pés. Muito divertido, e é bom para descontrair, é pena durar tão pouco. Escusado será dizer que só pode fazê-lo com os mais pequeninos, os ‘grandes’ vão achar que se está a fazer figuras verdadeiramente tristes em público.

23 – Quanto tempo passa? – Se tiver um relógio com segundos, ensine-os a medir a pulsação: conte as vezes que o seu coração bate por minuto.

24 – Conta-me um segredo – É um jogo tão tolo que também só pode fazê-lo com menores de sete anos: segrede qualquer coisa. O que quer que seja. Chegue-lhe a boca ao ouvido e murmure: ‘Os cães têm quatro patas’. Ele vai rir-se. Peça-lhe para lhe contar um segredo de volta. Quanto mais parvos, mais vontade de rir dá. Mas nunca se sabe, pode ser que aprenda qualquer coisa…

25 – Forme Governo – Ou seja, conversem… Há ‘motores’ que costumam fazê-los falar: qual foi o dia mais feliz da vida deles? E o momento mais triste? Que fariam se fossem Presidentes por um dia? Que é que gostavam mesmo de fazer quando fossem crescidos? Onde é que iam se tivessem uma Máquina do Tempo?

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

A Sagração da Primavera - Quando a morte é também fonte de vida

A Sagração da Primavera - Quando a morte é também fonte de vida

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

Repórter Júnior: Entrevista a Luísa Ducla Soares

Investigadores conseguem novas

Investigadores conseguem novas "receitas" para reprogramar células que podem ajudar a combater o cancro

Cosentino inaugura o Cosentino City Porto e reforça a sua presença em Portugal

Cosentino inaugura o Cosentino City Porto e reforça a sua presença em Portugal

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Moda:

Moda: "Look" festivaleiro

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1709

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1709

Tesla entregou menos carros no segundo trimestre do ano

Tesla entregou menos carros no segundo trimestre do ano

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

Reportagem especial: Viver num quarto

Reportagem especial: Viver num quarto

Antecipar o futuro: a visão da WTW sobre os riscos emergentes

Antecipar o futuro: a visão da WTW sobre os riscos emergentes

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1711

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1711

Por dentro da prisão da Carregueira

Por dentro da prisão da Carregueira

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Só ver uma pessoa doente já faz disparar o sistema imunitário

Os “looks” dos famosos na passadeira vermelha dos Globos de Ouro

Os “looks” dos famosos na passadeira vermelha dos Globos de Ouro

António Casalinho: ninguém o pára

António Casalinho: ninguém o pára

Mercados de Natal: Às compras em Portugal e na Europa

Mercados de Natal: Às compras em Portugal e na Europa

Fotos exclusivas - Tony Carreira e a namorada,  Ângela Rocha, como nunca os viu - Romance na avenida

Fotos exclusivas - Tony Carreira e a namorada, Ângela Rocha, como nunca os viu - Romance na avenida

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um século de propaganda na VISÃO História

Um século de propaganda na VISÃO História

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Novo implante do MIT evita hipoglicémias fatais nos diabéticos

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Foi você que pediu para ser português?

Foi você que pediu para ser português?

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

Fotografia: Os tigres de Maria da Luz

O futuro da energia é agora

O futuro da energia é agora

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

Da Varanda ao Jardim: Viva o Exterior com a Nova Coleção JYSK

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Segway apresenta série de trotinetes elétricas Ninebot E3

Segway apresenta série de trotinetes elétricas Ninebot E3

O

O "look" de Letizia no reencontro com a filha em Marín

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Ralis de regularidade: das apps gratuitas às sondas, conheça a tecnologia que pode usar para ser competitivo

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

Microsoft revela poupanças de 500 milhões com Inteligência Artificial, depois de despedir nove mil

E se os refugiados do clima formos nós?

E se os refugiados do clima formos nós?

As fotografias do casamento de Carminho e Diogo Clemente

As fotografias do casamento de Carminho e Diogo Clemente

Cortes orçamentais de Trump podem levar a mais de 2000 despedimentos na NASA

Cortes orçamentais de Trump podem levar a mais de 2000 despedimentos na NASA

O que os cientistas descobriram ao

O que os cientistas descobriram ao "ressuscitar" o vírus da gripe espanhola

“Uma mãe-chimpanzé educa os filhos tal como uma mãe humana devia educar os seus”. Os ensinamentos de Jane Goodall numa entrevista a VISÃO

“Uma mãe-chimpanzé educa os filhos tal como uma mãe humana devia educar os seus”. Os ensinamentos de Jane Goodall numa entrevista a VISÃO

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

Vídeo: A festa final de 'Miúdos a Votos'

Lady Kitty Spencer regressa a Roma para o desfile de alta-costura de Dolce & Gabbana

Lady Kitty Spencer regressa a Roma para o desfile de alta-costura de Dolce & Gabbana

Fátima Campos Ferreira está de luto pela morte do marido, Manuel Rocha

Fátima Campos Ferreira está de luto pela morte do marido, Manuel Rocha

Tudo isto é cinema

Tudo isto é cinema

Deus, intuição e Rock and Roll

Deus, intuição e Rock and Roll

Keep the coins, I want change: um mapa para a sustentabilidade empresarial em 2025

Keep the coins, I want change: um mapa para a sustentabilidade empresarial em 2025

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em

Bárbara Branco e José Condessa em cenas eróticas em "O Crime do Padre Amaro"

Vídeo explícito de Zena e André Abrantes torna-se viral e Endemol reage

Vídeo explícito de Zena e André Abrantes torna-se viral e Endemol reage