A guerra entre a Ucrânia e a Rússia tem sensibilizado o mundo. Em Portugal, a onda de solidariedade estende-se por todo o país. Desde alimentos não perecíveis, a medicamentos ou produtos de higiene, vários são os bens necessários para enviar ao povo ucraniano.
Pelas redes sociais, várias páginas e celebridades têm partilhado formas de ajudar. No Instagram, um grupo de voluntários de Loures criou a @ihelp_ukraine.pt, página na qual são atualizados diariamente os pontos de recolha pelo país, bem como aquilo que é necessário doar.
Além dos donativos de bens, pode também fazer doações monetárias. A UNICEF, por exemplo, está a aceitar doações monetárias aqui. Se preferir, pode fazer transferência por multibanco ou mbway. Também a Cruz Vermelha está a aceitar donativos.
Um grupo de voluntários portugueses criou também uma plataforma que já foi elogiada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Chama-se We Help Ukraine e pretende ajudar os refugiados ucranianos a encontrar o apoio necessário – desde alojamento, a emprego.