Muitas mulheres não sabem, mas a única função do clitóris no corpo feminino é dar prazer. Sim, isso mesmo. O órgão erétil do aparelho genital feminino, situado na parte superior da vulva, tem mais de oito mil terminações nervosas e, portanto, é um ponto extremamente sensível. E as curiosidades não ficam por aí. Conheça mais quatro, abaixo.
É igual a um pénis?
Não exatamente, mas existem semelhanças. De acordo com a ciência, o pénis e o clitóris são homólogos, ou seja, ambos partilham uma “origem embrionária comum”. Basicamente, tanto o pénis quanto o clitóris se desenvolvem a partir dos mesmos tecidos enquanto o bebé está a crescer no útero.
Nunca envelhece
É a única parte do corpo humano que nunca envelhece. Uma vez maduro, o clitóris permanece no auge de seu poder durante o resto da vida de uma mulher. Isso significa que terá a mesma capacidade orgásmica aos 95 que tinha na adolescência.
Pode ficar ereto
Muito semelhante ao pénis masculino, o clitóris pode ficar ereto. Durante a excitação, os vasos sanguíneos dilatam-se, enviando mais sangue para a área, o que faz com que ela inche. Quando o tamanho do órgão aumenta ou se expande, acontece a vasocongestão (afluência anormal de sangue aos vasos de uma dada área do corpo).
Cresce
O clitóris continua a crescer, mesmo depois de outras partes do corpo estarem completamente desenvolvidas. Devido às alterações hormonais, praticamente duplica de tamanho durante a puberdade, e fica ainda maior – quase sete vezes – após a menopausa.