Se sempre teve alguma dificuldade em integrar-se em grupos, em conhecer pessoas novas ou mesmo em manter amizades, saiba que tudo tem solução. Numa altura como a que vivemos, é mais importante que nunca estabelecer ligações emocionais, pelo bem da nossa saúde mental. E nada como um bom amigo para nos ouvir, fazer rir ou, simplesmente, estar lá quando mais precisamos.
Neste sentido, o psiquiatra Grant Hilary Brenner referiu como a “solidão é um problema crescente“, e esclareceu quais os seis principais motivos que nos impedem de fazer ou manter amizades, citando um estudo de Menelaos Apostolou e Despoina Keramari.
1 – Introversão
Durante o estudo, pessoas introvertidas mostraram ter dificuldades em fazer amigos por serem tímidas, por esperarem que os outros dessem o primeiro passou ou mesmo por se sentirem envergonhadas ao conhecer novas pessoas.
2 – Medo da rejeição
Neste tópico, várias pessoas revelaram receio daquilo que os outros pudessem pensar delas, bem como ser bastante inseguras e com dificuldades de comunicação.
3 – Motivos pragmáticos
Aqui, aquilo que levava à dificuldade em fazer amizades prendia-se, sobretudo, com condições médicas – problemas de saúde, incluindo psicológicos – que dificultavam a socialização, ou mesmo questões culturais.
4 – Problemas de confiança
A dificuldade em confiar nos outros – sobretudo, devido a eventos passados -, o facto de serem pessoas desconfiadas e pouco impulsivas foram outros dos motivos encontrados.
5 – Falta de tempo
Várias pessoas referiram que as longas horas no trabalho ou a utilização de todo o tempo livre para estar com o parceiro romântico as impediam de fazer ou manter amizades.
6 – Ser demasiado seletivo
Neste aspeto, as pessoas referiram ter dificuldades em encontrar pessoas com gostos similares aos seus, bem como terem “preguiça” de tentar criar novos laços.