A sexóloga e educadora somática Jaiya passou as últimas duas décadas a estudar o que excita as pessoas. Com o passar do tempo, criou o Erotic Blueprint (“Arquétipo Erótico”, em tradução livre), um mapa de excitação que revela a linguagem erótica primária dos indivíduos: sensual, enérgica, sexual, excêntrica ou transfiguradora.
De acordo com a perita, ter acesso a esta informação pode ajudar a aumentar a autoconsciência, a compaixão, a comunicação e o prazer erótico na vida sexual. Regra geral, um ou dois destes arquétipos surgem como os principais, mas não é incomum ter-se uma mistura dos cinco.
“O nosso arquétipo primário representa o caminho mais rápido para o erotismo, enquanto o secundário abre outra rota e dá suporte ao prazer”, explica a sexóloga Deborah Davis ao portal mindbodygreen, acrescentando que o arquétipo erótico também pode mudar, dependendo de quem somos ou da fase em que estamos.
Cada arquétipo também tem um lado sombra, que Jaiya descreve como crenças, julgamentos e sentimentos que matam o acesso ao prazer do corpo e da mente eróticos, impedindo que sintamos desejo e prazer.
Os Arquétipos Eróticos
Sensual
Estas pessoas ficam excitadas ao explorar e envolver todos os sentidos durante a intimidade sensual e erótica, nomeadamente o paladar, olfato, tato, visão e audição.
O lado sombra: podem ser facilmente afetadas se algo no ambiente estiver errado como, por exemplo, a música errada, um odor desagradável ou até mesmo uma iluminação pouco lisonjeira.
Energético
Estas pessoas ficam excitadas com o espaço, antecipação e provocações. Também costumam ser hipersensíveis e, portanto, menos toque é mais.
O lado sombra: pode manifestar-se como ansiedade, sobrecarga e distanciamento emocional quando as coisas avançam muito rápido, ou se se sentirem demasiado estimuladas.
Sexual
Estas pessoas tendem a focar-se naquilo que associamos culturalmente ao sexo. Elas procuram o orgasmo e o prazer principalmente através de estimulação genital e do sexo com penetração.
O lado sombra: podem mostrar-se desinteressadas em explorar outras rotas de prazer. Isto pode criar problemas se o parceiro tiver um arquétipo diferente.
Transfigurador
Estas pessoas sentem-se excitadas com um pouco de tudo o que mencionámos. Elas anseiam por variedade e são consideradas as exploradoras dos arquétipos no que diz respeito a sexualidade e excentricidade.
O lado sombra: da mesma forma que abrangem os outros arquétipos, também podem acarretar os respetivos lados sombra, o que pode ser avassalador.