
Pedir ajuda psicológica é um primeiro passo numa jornada que traz, tantas vezes, mudanças positivas. Todos temos os nossos problemas, preocupações e traumas que podem beneficiar do diálogo com um profissional. Mas nada é perfeito – e os psicólogos nem sempre gostam do que ouvem.
Ora, neste sentido, David B. Feldman, psicólogo, explicou, num artigo para a Psychology Today, 3 coisas que as pessoas dizem e que aborrecem estes especialistas. “Pessoalmente, contudo, fico contente que as pessoas o digam porque dá-nos uma chance de abordarmos as respetivas questões e preocupações“, diz.
Ei-las:
- “Está a analisar-me?”. Esta pergunta é, sobretudo, feita fora de um contexto profissional/ de consulta. “A psicoterapia dá trabalho. É exaustivo ouvir de forma não julgadora os problemas de outras pessoas“, diz Feldman. Nesse sentido, esta questão, feita de forma tão casual, parece quase desvalorizar o real trabalho destes profissionais.
- Assumir que todos os psicólogos são terapeutas. O psicólogo revela que nem sempre se dedicou à terapia, havendo fases em que se focou na pesquisa e ensino. E, para muitos, a psicologia vem sempre associada à terapia – mas é muito além disso. “Por outras palavras, as pessoas muitas vezes não entendem a vastidão daquilo que os psicólogos fazem”, explica.
- “Psicologia não é uma verdadeira ciência”. “Como qualquer cientista, os psicólogos formulam hipóteses, planeiam experiências e analisam resultados. As revistas de psicologia estão repletas dessas pesquisas“, afirma. Ainda assim, diz não culpar quem não a consegue ver desta forma, até porque, como qualquer ciência, conta com estudos mal feitos e mutas descobertas que não se vieram a replicar.