Sofia Tavares, coach de desenvolvimento pessoal, reparou que todos os dias somos inundados com histórias em que há um vilão, uma vítima e um herói. E é essa ‘estrutura’ que é replicada para a forma como encaramos a nossa vida. Mas geralmente privilegiamos o lado da vítima. Mas onde é que fica o nosso herói? Vemo-nos como sofrendo as consequências das ações dos outros, mas será que estaremos a olhar para a realidade – para dentro de nós – do ângulo certo? Com base na sua experiência pessoal, Sofia escreveu o livro “De Vítima a Herói” e esse foi o ponto de partida para uma conversa sobre “vítimas” e “heróis” e, claro, sobre mudança.
Pararmos e questionarmo-nos. Dar o mergulho no fundo de nós: Sofia fala-nos da importância desse processo para nos tornarmo-nos os ‘heróis’ da nossa história.
É possível evitar que os nossos filhos sejam educados de forma diferente de nós, nomeadamente às autocrenças e preconceitos que nos moldam na idade adulta?
Ok, é quase unânime nas teorias de desenvolvimento pessoal que temos de mudar a nossa forma de pensar e fazê-lo olhando para o copo meio cheio e não meio vazio. Mas porque é que pensar positivo não funciona como nós gostávamos?
O trabalho é contínuo lembra-nos Sofia, rumo a tomarmos as rédeas da nossa vida…
Siga a Sofia no Linktree e no Instagram