
A paciência é considerada uma virtude e, nos dias que correm, é cada vez mais um sinal de inteligência emocional e de uma boa gestão das emoções. Contudo, num mundo cada vez mais impaciente, nem sempre é fácil exercê-la, pelo que deixamos aqui algumas técnicas que a podem ajudar no seu dia-a-dia.
Gerir em vez de controlar
É impossível conseguirmos controlar tudo, por mais que essa seja a tentação. Portanto, mais vale perceber que essa necessidade de controle não traz nada de benéfico, bem pelo contrário. Optar por gerir cada situação do dia-a-dia, percebendo que muitas delas envolvem planeamento e não pressa, pode ajudar muito a não perder a calma nem a paciência.
Lidar com a frustração
Há sempre expetativas ligadas às nossas ações e a frustração surge quando elas não correspondem ao esperado. Nestes momentos, é fácil deixarmo-nos levar por sentimentos menos positivos, mas é importante reavaliar, para não deixar a impaciência levar a melhor nestas situações. Ganhar perspetiva costuma levar a uma maior ponderação e calma.

Não se deixar levar pelo pessimismo
A gestão do pessimismo é uma das chaves para desenvolver a paciência. O discurso tóxico que muitas vezes adotamos connosco mesmos não ajuda a uma mente liberta e a um pensamento positivo. O uso recorrente de frases negativas leva-nos a um estado continuado de pessimismo, o que limita substancialmente os nossos níveis de paciência.
Aprender a estar sozinha
Estar consigo mesma e desfrutar da sua própria companhia é um exercício que a obriga a estar no momento presente, no aqui e no agora, e a prestar atenção aos seus pensamentos e ao silêncio. Parar, observar e escutar-se leva-a naturalmente para um estado de maior paciência.

Pode achar que meditar não é para si, mas a meditação não é o bicho de sete cabeças que muita gente acha, nem exige anos de prática sistemática para a poder fazer. Basta que queira e que se abra a esta experiência que lhe pode trazer muitos benefícios. Quando se cultiva o mundo interior, a perspetiva muda, os medos tornam-se menores e a paciência surge como algo mais imediato.
A importância da aceitação
A aceitação é uma ferramenta emocional que leva a uma maior capacidade de adaptação e, por conseguinte, a um estado de serenidade onde a paciência surge como algo natural, que se pratica sem esforço. É importante encarar as experiências da vida como aprendizagens e não ficar presa a fantasmas e aos medos que limitam.