Ser honesto e verdadeiro é das virtudes mais prezadas nas nossas relações sociais, sejam elas de que cariz forem. Ainda assim, já todos nos deparámos com alguma situação menos transparente no nosso dia-a-dia ou já tivemos aquele feeling de que algo não bate certo. Tendo isto como base, Philip Houston, Michael Floyd e Susan Carnicero, antigos agentes de informação da CIA, decidiram lançar o livro Get the Truth, onde ensinam métodos para chegar à verdade. Confira-os:
Vá sozinha e leve comida – É um facto que dificilmente alguém confessa alguma coisa perante uma multidão, por isso, se quiser obter a verdade, não se faça acompanhar por ninguém, por mais tentador que isso seja. No máximo, faça-se acompanhar por comida, porque é bem mais provável que alguém se abra enquanto está a comer, uma vez que a comida está associada ao prazer.
Escolha uma abordagem empática – Se está a tentar que alguém lhe diga a verdade, não adote uma postura imediatamente acusatória, porque pode ter o resultado inverso, já que o mais provável é que a outra pessoa fique na defensiva. Prefira mostrar empatia e simpatia e seja honesta. Fale devagar e calmamente e comece com uma observação direta de preocupação. Por exemplo: “Obrigada por concordares falar comigo. É importante para mim. A questão é que algumas das coisas que estás a dizer não batem certo e preciso da tua ajuda para perceber o que me está a falhar”.
Não faça perguntas – Troque as perguntas por um monólogo. Ao fazer isto, está, implicitamente, a dar a entender que já sabe o que a outra pessoa fez. Mas em vez de o fazer num tom de ataque, lembre-se da empatia do ponto anterior e diga que entende as pressões que levaram ao erro justificável. A seguir, dê a possibilidade de lhe dizerem a verdade. Uma pessoa que se sente culpada só quer ser compreendida e isto permite-lhe sentir que está a ser perdoada.
Assuma as rédeas da conversa – Embora seja importante criar um ambiente empático e calmo, não deixe que seja o outro a controlar a conversa. Se a outra pessoa negar que está a mentir, levante a sua mão num sinal claro de stop, para que pare de falar. Depois, use o primeiro nome da pessoa e repita o seu monólogo. Use frases como: “Temos de perceber o porquê disto ter acontecido e solucionar a situação”.
Cultive o pensamento imediato – Se a pessoa começar a pensar nas consequências a longo prazo, vai-se fechar e enterrar a verdade dentro de si. Daí ser importante que não haja ameaças sobre as possíveis consequências da verdade. Em vez disso, use frases como: “É um problema que tem solução” ou “Boas pessoas também fazem coisas estúpidas, por vezes”. Com esta abordagem, é mais provável que o outro se sinta seguro para dizer a verdade.
Seja assertiva e não acusatória – Opte por fazer perguntas assertivas, que dão a sensação de que já sabe a verdade e que, por conseguinte, tem plena noção de que lhe mentiram. Por exemplo, em vez de perguntar “Tiraste o dinheiro?”, assuma que sim e pergunte: “Onde está o dinheiro?”. Se a outra pessoa aceitar que já sabe que lhe estão a mentir, é mais provável que assumam essa mentira.