Você tem 'animigas'?
Você tem ‘animigas’?
Foto Pexels/Gianne Karla Tolentino

A Revoltada
Corre-lhe tudo mal: o chefe não vai com a cara dela, os filhos nunca fazem o que ela manda, o marido se fosse esperto já tinha arranjado emprego, mas não, é um banana que nem para isso serve, e basicamente o dia para ela está sempre de chuva, e quando ainda tentamos animá-las, atiram: “Pois, falar é muito fácil quando não se passa pelo mesmo!”
. Porque continuamos amigas? Hummm. É uma boa pergunta. Talvez porque nos amam com a mesma intensidade com que odeiam, ou talvez porque houve uma altura, num passado remoto, em que ainda achámos que podíamos ajudar. Quando percebemos que não podíamos, porque ela não queria a nossa ajuda, já era demasiado tarde para a ‘desamigar’.
. O que podemos fazer: Não tentar concorrer com ela em termos de desgraças, porque ela ganha-nos sempre. Também não cair na asneira de dizer ‘Coitadinha!’ porque ela dispara logo ‘Nunca fui coitadinha, graças a Deus!’ Basicamente, o melhor a fazer é ouvir e calar, e ir pensando no que é que vai fazer para o jantar.

A Carente
Não precisa de uma amiga, precisa de um par de ouvidos, e tanto lhe faz serem os nossos como os de outra pessoa qualquer. Se calhar isto não é bem verdade, mas é a sensação com que ficamos quando estamos com ela. Ao princípio achámos graça, pensámos que era um sinal de cumplicidade imediata, pensámos ‘olha que giro uma pessoa que acabei agora mesmo de conhecer e como já temos tantas coisas em comum’, mas ao fim de duas horas em que ela fala sem se calar aquilo começou a tornar-se um bocado cansativo. Só nos lembramos daquela personagem do Quino, a Susaninha, que ralhava à Mafaldinha por não estar ‘aberta ao monólogo’. . Porque continuamos amigas? Ela precisa de alguém com quem desabafar e só ela segura a relação, e nós deixamos correr porque precisamos de companhia. É triste mas é verdade.

Porque continuamos amigas: Porque temos a sensação de que ela precisa de nós.
. O que podemos fazer: Se for possível, racionar os encontros ou levar outras pessoas para partilhar o fardo. Mas é uma relação que não costuma ter futuro porque, eventualmente, a ‘ouvinte’ acaba por ‘morrer’ de exaustão e a corda quebra…

A Distante
Se pensarmos bem, a última vez que a vimos foi há… dois anos? Ela aparece-nos de fugida no Facebook, diz-nos ‘Ai estás tão linda!’ numa foto qualquer, manda beijinhos beijinhos, espeta um like e torna a desaparecer tão depressa como chegou, como a Fada Sininho. A vida dela complicou-se, a nossa também, partilhamos este maldito mundo em que parece não haver tempo para o que é importante. Sabemos que o importante é uma pessoa estar no nosso coração, mas também é importante estar quotidianamente connosco…
Gostamos dela, faz parte da nossa vida, achamos nós, porque ainda pensamos nela, às vezes, mas a verdade é que nunca estamos com ela e se calhar essa vida de que ela faz parte já não é a nossa… Ou é? Assunto para discussão: a partir de quando é que uma pessoa deixa de fazer parte da nossa vida?

. Porque continuamos amigas? Porque gostamos genuinamente dela e porque de facto não há razão nenhuma para não continuarmos amigas.
. O que podemos fazer: Não estar à espera que os outros façam tudo, e tomar a iniciativa de lhe ligar mais vezes, de fazer um esforço para estar mais tempo com ela. Às vezes a culpa também é nossa…

A Desgraçadinha
Esta é mesmo desgraçadinha. O marido fugiu, o chefe despediu-a, o cão morreu com um osso entalado na glote e a sogra, em vez de morrer com um osso entalado na glote, continua viva a atazanar-lhe o juízo. Temos sempre remorsos quando não podemos estar com ela, temos sempre a sensação de que não fizemos o suficiente quando estamos, sentimo-nos permanentemente culpadas porque a vida corre-nos (um bocadinho) melhor, e não podemos partilhar alegrias porque a desgraçada, pronto, é desgraçada. Com que cara é que se chega ao pé de uma desgraçada e se diz “Olha, sabes, estou tão contente, estou grávida!”, ou “olha, sabes, estou tão contente, encontrei alguém que gosta mesmo de mim”. Ou mesmo “olha, sabes, estou tão contente por nenhuma razão em especial, só porque está um dia bonito e os passarinhos cantam e já não me dói o siso do lado esquerdo.” Suspiro.
. Porque continuamos amigas? Porque ela precisa de nós. E, de alguma maneira estranha e psicanalítica, nós também precisamos dela, porque uma inconfessada parte de nós pensa “bolas, ainda bem que não sou eu”. Essa nunca foi a melhor parte de nós nem a melhor razão para estar com uma pessoa. Mas lá está: existe.
. O que podemos fazer: Convidá-la para tomar um cafezinho ao fim da tarde, arranjar quem fique com os miúdos e levá-la a passear, arrastá-la para um fim de semana de paz e sossego, ou simplesmente ouvi-la mesmo, sem estar a pensar “ó meu Deus, é mesmo desgraçadinha”, e ajudá-la a encontrar soluções para o que a preocupa, mesmo que se tenha a certeza de que ela não vai seguir nenhuma.

A Stressada
Nunca está só connosco, com calma, em paz e sossego, de olhos nos olhos. Chega sempre atrasada porque vem de uma reunião, um lançamento ou uma consulta no oftalmologista, parte sempre a correr porque ainda tem de ir buscar a Ritinha à natação, passar na lavandaria e comprar um presente para a sogra que faz anos amanhã. A vida é um carrossel: não diz que não a ninguém, o que quer dizer que nunca está verdadeiramente com ninguém, e está sempre pronta a ajudar mas nunca é realmente efetiva. Quando andamos com ela na rua, ela vai sempre dois passos mais à frente do que nós, mesmo que por acaso não esteja milagrosamente atrasada para nada (mas está sempre). Anda sempre em passo de corrida, faz muito mais do que toda a gente, tem conversa para este mundo e o outro, e é um amor de pessoa. É pena que nos dê insónias só de olhar para ela.
. Porque continuamos amigas? Porque nos dá demasiado trabalho desamigá-la, se não atendemos o telemóvel liga-nos 17 vezes por hora.
. O que podemos fazer: Aproveitar o que temos. Apesar de tudo, dá-nos mais do que muita gente…

A Perfeita
Nada está fora do sítio: o cabelo, a roupa, o marido, os filhos. É linda de morrer, o marido é lindo de morrer, os filhos são lindos de morrer, até o gato é lindo de morrer. É simpática, engraçada e boazinha. Vai ao ginásio à hora de almoço, nunca tem uma unha partida, e faz voluntariado ao domingo num centro comunitário para pessoas sem-abrigo. Tem sempre tempo para toda a gente. Nunca se exalta. E consegue andar de saltos altos na calçada portuguesa. Grrrr…
. Porque continuamos amigas? Temos a secreta esperança de um dia acordar parecidas com ela, ou mesmo que se possa contrair a perfeição e que alguma daquela beleza passe para nós, tipo por osmose.
. O que fazer: Tentarmos ser mais parecidas com ela no que conseguirmos, sabermos que não faz mal se não conseguirmos, e lembrarmo-nos de que a perfeição é uma grande chatice (i.e, sabemos que isto não é consolo nenhum).

A Mãe de Família
Nunca se está só com ela, está-se com ela e mais o Tiaguinho, o Joãozinho e a Maria. ‘Ó Vasco! Tu és capaz de largar o teu irmão fazes favor, ou é preciso eu levantar-me e ir aí resolver a coisa? Ó Joana, tu desculpa lá e aguenta aí um minuto, eu vou só ali separar os miúdos e já venho, sabes que isto com crianças…” ‘Sabes que isto com crianças…’ é a sua frase preferida, implicando que é uma pessoa bués ocupada, sem tempo para coisas normais como o comum mortal ou a desocupada solteira. Até pode ter só uma criança, mas é a mesma coisa que ter 12. Nunca está sem a criança, nunca pode por causa da criança, e mesmo quando pode, leva a criança, e mesmo quando não leva a criança, está continuamente a falar da criança.
. Porque continuamos amigas? Porque temos saudades do tempo em que ela não tinha criança nenhuma e porque uma parte irrealista de nós ainda acha que um dia vamos ter esse tempo de volta. Daqui a mais ou menos 20 anos. Não vamos. Aí há de haver netos.
. O que podemos fazer: Nada. Este é mesmo um caso sem remédio. Habitue-se que agora aquela pessoa é uma Mãe. Aproveite o que pode.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

LockBit: Ameaça informática agora faz-se passar por funcionários de empresas

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

As primeiras palavras de Mel B depois de criticar Gery Halliwell

As primeiras palavras de Mel B depois de criticar Gery Halliwell

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Joana Villas-Boas: a mulher que não larga o novo presidente do FC Porto

Joana Villas-Boas: a mulher que não larga o novo presidente do FC Porto

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Palácio de Buckingham anuncia regresso do rei ao trabalho com uma romântica foto de Carlos III e Camilla

Palácio de Buckingham anuncia regresso do rei ao trabalho com uma romântica foto de Carlos III e Camilla

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Em “Cacau”: Simone e Sal tornam-se sem abrigo

Em “Cacau”: Simone e Sal tornam-se sem abrigo

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Anne Hathaway conta que teve de beijar 10 homens durante um casting para um filme.

Anne Hathaway conta que teve de beijar 10 homens durante um casting para um filme. "Fingi que estava entusiasmada e continuei"

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites