De acordo com o neuropsiquiatra Simon M McCrea, “a intuição é a capacidade de compreender imediatamente, sem raciocínio consciente”, podendo ser explicada como “um palpite sobre o certo ou errado de uma pessoa, lugar, situação, evento temporal ou objeto”, estando diretamente relacionada com a nossa inteligência emocional. Como? Friederike Fabritius, neuropsicóloga escreveu um livro – The Leading Brain: Neuroscience Hacks to Work Smarter, Better, and Happier – onde explica precisamente esta relação. De acordo com a autora, os gânglios da base e a ínsula são as duas regiões cerebrais que impulsionam as decisões intuitivas. Os primeiros lidam com as rotinas e padrões obtidos a partir das experiências. A ínsula é responsável pela consciência corporal, sendo muito sensível a qualquer mudança no corpo.
Mesmo quando não estamos a pensar de forma consciente sobre um determinado assunto ou situação, o nosso inconsciente está a trabalhar numa solução ou decisão para isso. Só depois, quando olhamos para esse tema de forma consciente, é que o nosso cérebro vai buscar essa informação ao nosso inconsciente. E aí, duas coisas podem acontecer:
- Se o seu inconsciente concorda com a decisão consciente, o cérebro irá emitir uma resposta de recompensa. A decisão é lógica e terá uma sensação de bem-estar.
- Se o seu inconsciente não concorda com a decisão que tomou conscientemente, a ínsula irá perceber uma alteração corporal. Ou seja, a decisão pode parecer lógica, mas não terá uma sensação boa, de bem-estar. Neste sentido, o seu corpo sabe sempre quando toma a decisão certa ou a errada.
Segundo Kahneman, existem três razões que nos devem levar a confiar na nossa intuição:
- Estou num ambiente familiar, que conheço? Quanto mais souber sobre um ambiente de trabalho ou de relações humanas, mais fácil será para si ter a intuição correta, já que é um ambiente previsível.
- Sei coisas sobre este assunto? A precisão da sua intuição será maior se o conhecimento que tiver sobre determinado tema for bom. Quanto mais informações acumuladas, melhor será a sua intuição.
- Como está minha inteligência emocional? Quanto maior for o desenvolvimento da conexão mente-corpo, mais probabilidades tem de acertar. Isto porque vai saber ouvir melhor os sinais do seu corpo.