Foto Pexels(Olia Danilevich

  1. Perceba-o – As crianças querem ter boas notas e agradar aos pais. Só não o fazem quando não podem. E se não estão a poder, perceba porquê.

2. Use o silêncio – Se o ano passado correu mail, pense no que é que podem fazer todos para que corra melhor. Às vezes a solução ‘dar-lhe mais explicações!’ pode não funcionar. Primeiro pergunte-lhe a ele o que acha que não correu bem. Depois sente-se dez minutos sozinha e perceba que mudanças práticas pode fazer.

3. Mais sono – A maioria das crianças precisa de dormir mais do que dorme. Verifique como pode organizar-se.

4. Mais calma – Ninguém se concentra e aprende se não tiver paz, sossego e hora marcada. Isto parece óbvio, mas não é posto em prática na esmagadora maioria das famílias. Estudar, seja em que idade for, leva tempo.

5. Anime-o – Aprender implica avanços e recuos. Veja um erro não como um falhanço mas como uma oportunidade para tentar de novo.

6. Entusiasme-se – Mesmo que o português ou a matemática não a alegrem por aí além, leve-o a entusiasmar-se.
‘Já viste como isto é giro?’, em vez daquela postura do ‘ai que chatice, vamos lá então fazer os trabalhos’.

7. Não compare – Nem com os amigos, nem com os irmãos, nem com uns tios (que eram todos uns génios), nem com os pais (esses então nem se fala), nem com o vizinho… Cada um dá o que pode. O que importa é se ele se esforçou. Cada aluno é individual, por isso a ele não o ajuda nada que lhe diga ‘mas se os outros conseguem, porque é que tu não consegues?’ Compare-o antes com ele próprio. ‘Vês, há dois meses ainda não sabias isto, conseguiste aprender muito bem, também vais conseguir aprender o resto. Queres tentar agora ou vamos primeiro comer uma bolacha?’

8. Seja realista – Pois, às vezes não se esforçou mesmo… Então deixe-o ter más notas e não culpe o professor. Doi? às vezes doi mais no orgulho dos pais.

9. Não critique – ‘Não fazes nada, és um irresponsável’… Criticar é o caminho mais simples: alivia a consciência dos pais mas não resolve nada, porque ir à raiz do problema é que dá trabalho. Em vez de perder tempo a ralhar, ouça-o, perceba as suas razões e tente encontrar caminhos para resolver as suas dificuldades. O que importa é não desanimar e aprender a superá-las.

10. Ligue-o à emoção – Aprender está relacionado com a emoção. Dificilmente memorizamos coisas de que não gostamos ou que não estão relacionadas com nada. Pode contar uma pequena história de que se lembre a propósito de qualquer coisa em que ele tenha mais dificuldades (ou seja, tornar pessoal aquela matéria impessoal).

11. Não lhe chame preguiçoso – Todos somos diferentes e ninguém é preguiçoso a tudo. Só o somos quando aquilo não nos interessa ou achamos que nunca vamos conseguir aprendê-lo. Perceba de onde vem a ‘preguicite’ e saiba que não se vence à força.

12. Perceba como ele aprende – Cada pessoa aprende à sua maneira. Alguns concentram-se durante mais tempo, outros precisam de mais intervalos para irem lá fora respirar.

13. Lute contra a desmotivação – Transmita a ideia de que nem sempre fazemos aquilo de que gostamos, tal como nem sempre comemos aquilo de que gostamos, mas isso não é um drama! É natural que se sintam desmotivados, estão a começar… Treine a postura: ombros, erguidos, peito para fora, é hora de ir à luta (se o fizer rir é mais fácil…)

14. Diminua a ansiedade – É normal que stressem: ninguém gosta de se sentir julgado. Por isso, ajude-o: dê-lhe tempo para se habituar e banalize a situação afinal, os TPCs não são assim tão importantes.

15. Diga que é normal todos termos dificuldades – Toda a gente foge daquilo que não sabe fazer bem. Por isso dê-lhe confiança e mostre-lhe que tudo se conquista. E depois leve-o a comer um gelado lá fora.

16. Mantenha a calma – Raciocine que aquela criança não é você, é um ser humano totalmente diferente. Não é você que ali está em causa. Além disso, ralhar só vai piorar as coisas. Mantenha a voz suave e aprenda a ouvi-lo em vez de lhe dar ordens.

17. Não abandone o bom aluno – Às vezes andamos em cima dos ‘maus’ alunos, e se temos um bom aluno em casa, como não dá trabalho, leva só uma palmadinha nas costas, às vezes nem isso… Continue a motivá-lo. Em vez de brinquedos ou objetos ofereça-lhe alguma atividade de que ele goste e que a escola não ensine. E continue a elogiá-lo, não tome as boas notas como garantidas ou como se ele não fizesse mais que a sua obrigação.

18. Ajude-o a organizar-se – . Pendure na parede um calendário grande e habitue-o a marcar os dias dos testes e o dia em que tem de começar a estudar. É mais fácil que ele se organize visualmente do que dizer ‘Ó Vasquinho, só faltam 5 dias para o teste!’

19. Doseie o estudo – É mais eficaz estudar meia hora por dia do que fazer depois maratonas para estudar o que não estudou no dia a a dia.

20. Ensine-o a estudar – Habitue-o a ler em voz alta e depois a resumir o que leu. Se ele não conseguir à primeira, não perca tempo a exasperar-se. Insista. Se vir que ele não dá mais, tenha o bom senso de o mandar descansar, apanhar ar ou ver televisão.

21. Evite reações despropositadas às notas – Valorize mais o esforço que o resultado. Se ele não se esforçou assim tanto, aproveite para conversar com ele e procurar soluções para melhorar.

22. Seja um modelo de movitação – Se sai de casa todos os dias a arrastar os pés, a bocejar e a dizer ‘ai que chatice’, não espere uma criança motivada com o seu ‘emprego’.

23. Dê razões – ‘Tens de estudar para ter um bom emprego’… Não lhe parece que com 9 anos isso ainda vem um pouco longe? Encontre razões mais lógicas: porque vais ficar mais esperto, porque vai desenvolver as células do teu cérebro (se encontrar uns Factos Engraçados sobre o cérebro é ainda mais divertido) ou porque vai ficar a saber muitas coisas.

24. Detenha-se no que fez bem – Não pergunte apenas ‘Sabes porque é que fizeste isto mal?’, mas ‘Sabes porque é que fizeste isto bem?’. Saber de onde vêm as nossas forças é tão importante como identificar as nossas fraquezas.

25. Não se separem chateados – Se lhe ralhar, termine com um abraço ou um carinho. Ele deve perceber que não é ele que está em causa, mas um determinado comportamento.

26. Elogie – Somos rápidos a reclamar das más notas mas parcos a elogiar as boas… não elogie cada passo que ele deu, mas quando consegue uma boa nota não se poupe.

27. Não passe o tempo todo que estão juntos a falar das notas – Façam uma atividade divertida a dois que não tenha nada a ver com a escola.

28. Largue-o – Dê-lhe orientação e depois deixe-o organizar-se como entender. Dê-lhe espaço, não abafe.

29 – Dê uma ajuda – Dito isto, às vezes umas explicações dão muito jeito, mas não espere que as dúvidas se acumulem até que seja quase impossível recuperar a matéria. Pergunte-lhe logo ao princípio se acha que consegue sem ajuda. De qualquer maneira, os pais nunca são bons explicadores, os tios dizem que sim mas depois nunca têm tempo nem treino necessário. Se possível, confie essa tarefa a alguém fora da família. De qualquer maneira, as explicações não devem ser obrigatórias nem devem ser uma ‘muleta’: às vezes podem ser precisas apenas algumas, até que ele recupere ou adquira hábitos de estudo.

30. Treinem também o corpo – Não o encha de atividades intelectuais. Escolha pelo menos uma que seja física, mas lembre-se que nem todos os rapazes gostam de futebol nem todas as meninas gostam de ballet. Há tanto para experimentar!

APRENDER É DIVERTIDO!
Fora da escola, dos TPCs e dos smartphones, algumas atividades podem ser divertidas: é o caso de jogos de tabuleiro como o monopólio ou o xadrez ou mesmo o velhinho Jogo da Glória. Ensine-o a jogar às cartas. Se ainda tem filhos pequenos, encoraje-os a contar degraus, a verificarem a conta do supermercado, a contarem os talheres, a contarem de trás para a frente ou de dois em dois. Antes de lavar o carro, entretenham-se a escrever palavras no pó (este é um clássico mas cuidado para não o ter também a escrever no carro dos vizinhoa). Contem histórias à vez. Joguem ao ‘cadáver esquisito’ e ao Scrabble. Faça um jornal: reúna revistas e jornais que já não queira e entretenham-se a recortar palavras e frases para construir uma notícia ou uma história.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Novo estudo explica relação especial entre os homens e os cães

Novo estudo explica relação especial entre os homens e os cães

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Ana Barbosa mostra-se pela primeira vez em biquíni em férias de sonho

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

As primeiras palavras de Mel B depois de criticar Gery Halliwell

As primeiras palavras de Mel B depois de criticar Gery Halliwell

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

Ao lado de Letizia, Felipe VI recorda participação nos Jogos Olímpicos de 1992

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Palácio de Buckingham anuncia regresso do rei ao trabalho com uma romântica foto de Carlos III e Camilla

Palácio de Buckingham anuncia regresso do rei ao trabalho com uma romântica foto de Carlos III e Camilla

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

JL 1396

JL 1396

Em “Cacau”: Simone e Sal tornam-se sem abrigo

Em “Cacau”: Simone e Sal tornam-se sem abrigo

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

IRS: Este é atualmente o prazo (e o valor) médio dos reembolsos

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

"Oureno". Este novo material pode ser uma alternativa ao superversátil grafeno

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

TVI estreia série baseada em caso que chocou o país: saiba tudo sobre “A Filha”

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites