A saúde e o desenvolvimento emocional dos mais novos podem ser bastante afetados pela maneira como os orientamos em momentos-chave do dia. Quem o diz é o neurocientista estoniano Jaak Panksepp, que cunhou o temo “neurociência afetiva” para o campo que estuda os mecanismos neurais da emoção.
“Os sistemas emocionais positivos capturam espaços cognitivos, levando à sua ampliação, cultivo e desenvolvimento. Como princípio geral, quanto maior a esfera de influência das emoções positivas, maior a probabilidade de a criança tornar-se um membro produtivo e feliz da sociedade,” disse famosamente o especialista, que morreu em 2017.
Segundo Panksepp, os nove minutos mais importante do dia das crianças são:
-
Os primeiros três minutos logo após acordarem
Isto pode dar o mote para o resto do dia, comenta a pediatra Renata Giacometti na sua página oficial de Instagram. Como tal, nada de apressar, gritar ou fazer pressão. Use esses primeiros minutos para trazer a calma e segurança de que o seu filho precisa. -
Os três minutos após voltarem da escola
As crianças precisam de reconectar-se com os pais no final de um longo dia para todos. Receber o seu filho com um abraço e um beijo, e com palavras carinhosas pode fazer toda a diferença, sublinha a perita. -
Os últimos três minutos do dia, antes de irem dormir
Contar uma história de embalar, cantar uma canção ou apenas conversar com o seu filho, colocando a escuta ativa em prática, são exemplos de ótimos rituais de boa noite para pais e filhos.
Em suma, captar a atenção do seu filho e fazer um investimento emocional de apenas três minutos, durante esses momentos, é uma aposta vencedora para todos na família.