![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2024/04/240424_GettyImages-1415178626-1600x1067.jpg)
Foto: Getty Images
Há conflitos familiares que são pequenas dores de cabeça e outros que causam rupturas entre duas pessoas que outrora foram unidas. Marcelo Rebelo de Sousa está a rever-se neste último caso. É notícia o corte de relações do Presidente da República com o filho mais novo, Nuno Rebelo de Sousa, que se terá aproveitado da sua posição familiar com o chefe de Estado português para interceder por terceiros no mediático caso das gémeas luso-brasileiras.
“Isso é imperdoável, porque ele sabe que eu tenho um cargo público e político e pago por isso. Há coisas piores na vida. Não sei se ele vai ser responsabilizado, não me interessa. Essa é uma das vantagens de se cortar. Ele tem 51 anos, se fosse o meu neto mais velho e preferido [Francisco], com 20 anos, sentir -me-ia corresponsável. Mas, com 51 anos, é maior e vacinado”, afirmou-o o Presidente da República durante um jantar com jornalistas estrangeiros que trabalham em Lisboa, reporta Diário de Notícias e o Correio Braziliense´.
Uma situação complicada e de certo difícil de ter sido tomada que nos faz refletir sobre o que pode ser feito para lidar com conflitos familiares e como os evitar.
A ordem dos psicólogos fornece algumas dicas para que os conflitos familiares sejam evitados.
- Mantenha uma atitude calma e tranquila em momentos de tensão.
- Saiba escutar o outro.
- Seja tolerante.
- Reforce a comunicação positiva.
- Afaste-se quando sentir que o conflito se pode agravar ou que já não aguenta o que se está a passar.
- Respeite o espaço do outro.
E quando o conflito está a decorrer? A Ordem dos Psicólogos refere também algumas atitudes que podem ser tomadas para amenizar a situação.
- Evite acusações e juízos de valor.
- Mostre que está disponível para conversar e resolver o conflito.
- Explique bem o que pensa ou sente.
- Prefira a negociação à competição.
- Tente perceber a posição do outro.
- Peça desculpas e aceite desculpas sem guardar ressentimentos.
- Tenha atenção ao seu comportamento.
- Pense no bem comum.